quarta-feira, 8 de maio de 2013

Museu com muitas e diversas atividades no âmbito do seu 119º aniversário

Em dia de aniversário o Museu Municipal promoveu um conjunto atividades especialmente dirigidas ao público escolar " O meu rosto num balão" e "Tintas com sabores"
Na passada segunda-feira, 6 de maio, dia em que o Museu Municipal Santos Rocha celebrou o seu 119º aniversário, o Serviço Educativo promoveu duas atividades lúdico pedagógicas, dirigidas a crianças:

De manhã, a atividade "O meu rosto num balão", visou explorar as exposições temporárias "De Olhos nos Olhos", fotografia de Maria João Arcanjo e “Memórias do Olhar”, pintura de Clotilde Fava, com 17 alunos do 1º ao 4º ano da Casa da Criança de S. Julião.

As crianças visitaram ambas as mostras, as quais traduzem, através da fotografia e da tela, histórias do eterno quotidiano de África, em particular rostos de mulheres, homens e crianças. Posteriormente, meninos e meninas criaram o seu auto-retrato tendo por base de "trabalho" os balões.

À tarde foi a vez de 14 alunos da Colcheia - Conservatório David de Sousa, aprenderem a criar tintas com sabores e odores vindos de África e do Oriente.

Dinamizada pelo artista plástico João Ricardo Pinho da Cruz esta atividade teve como propósito dar a conhecer cores, sabores e odores de África e do Oriente.

Em primeiro lugar realizou-se uma breve visita exploratória às exposições permanentes de mobiliário Indo-Português e etnografia Africana, no sentido de as crianças, através das peças em exposição, ficarem a conhecer as cores mais características dos "cenários" africano e oriental.

De seguida, já na sala de Serviço Educativo, as crianças aprenderam a criar tintas naturais à base de gema de ovo, água, especiarias, café, etc.. com as quais criaram as suas obras de arte, repletas de odor, texturas e sabores.

………………………………................................................………

Por sua vez, e na passada 3ª feira, Alunos e professores da escola Dr. Bernardino Machado deslocaram-se ao Museu para participar num encontro com a escritora Maria Luisete Baptista que apresentou o seu novo livro juvenil, Na Cidade dos Imbondeiros.

Integrada nas comemorações do aniversário do Museu, esta ação deu continuidade a um conjunto de iniciativas que decorrerão durante o mês de maio neste espaço cultural e que, neste dia, trouxe à Figueira da Foz todo o calor e beleza da paisagem africana, sempre presente nas obras da autora. 
.................................................................................................................
Ainda no dia 6 realizou-se, no âmbito do 119º aniversário,  realizou-se "A visita + curta ao museu" recebendo pelas 16h30 os funcionários da autarquia, representantes dos órgãos de comunicação social e alguns convidados com especial ligação ao espaço museológico, como o arquiteto Isaías Cardoso que projetou o atual edifício.
Esta visita concretizou-se através da visualização de um spot de promoção ao museu, propositadamente concebido, por Gabriela Fonseca, para a Bolsa de Turismo de Lisboa 2013, e que, em apenas quatro minutos, permite um “passeio” singular” pelas salas de exposição da instituição.
Foram muitos os funcionários da autarquia que se deslocaram ao local, a convite do presidente da câmara João Ataíde, que também esteve presente e realçou o importante trabalho que a Divisão de Cultura tem vindo a desenvolver no sentido de aproximar os cidadãos aos equipamentos culturais municipais, em particular ao Museu Municipal Santos Rocha.
Após a “visita + curta” foi possível, aos que manifestaram interesse, a realização de uma visita guiada aos diversos espaços, a qual foi seguida de uma pequena cerimónia, ciceroniana pelo vice-presidente Carlos Monteiro que contou com o apoio da pastelaria Tradição.
A finalizar, brindou-se ao sucesso e longevidade dum espaço museológico repleto de história, que se quer cada vez mais próximo dos cidadãos.

Sem comentários: