segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Hermínio Andrade músico das bandas de Lares e Santana faleceu aos 59 anos

Francisco M. Relva Pereira, maestro da Banda de Santana, enviu-nos a seguinte missiva:
“Até um dia Sr. Hermínio Andrade.

Existem pessoas com quem temos o prazer de conviver, socializar, conversar e sobretudo, termos o privilégio da sua amizade e consideração, cujos predicados enumerados eram recíprocos. Refiro-me ao Sr. Hermínio José Mendes Andrade que se pode caracterizar como “amigo do seu amigo”.

Quis o destino que partisse neste dia 31 de dezembro. De facto, neste último dia do ano que se idealiza como festivo, fomos surpreendidos por esta triste notícia.

Personalidade bem conhecida no meio figueirense e não só, mas sobretudo em Lares de onde era oriundo, em Santana e arredores, através das suas múltiplas funções que ao longo da sua vida sempre ombreou e que faziam parte do seu ADN, nomeadamente, como chefe de família, músico, cidadão e agente cultural.

A sua vida artística na SIRLares certamente daria para fazer um livro, pois nas mais de três décadas durante as quais entusiasticamente “marchou”, foi sempre um homem de grande valor e muito respeitado como (excelente) músico, sobretudo como amante da arte sónica e incentivador para os jovens, predicados esses que lhe estavam intrínsecos.

Quis o destino que entretanto se “mudasse” para a Banda de Santana que o acolheu de braços abertos, ficando assim mais perto da sua residência, uma vez que residia nas Queridas, em Ferreira-a-Nova. Neste contexto fúnebre, além da sua família e amigos, toda a família musical Santanense ficam mais pobres por ver partir tão cedo este músico, amigo e colega, permanecendo para a posteridade as memórias da sua boa disposição e dos momentos que passámos juntos “dentro das fileiras” e fora delas!

O seu funeral realiza-se na próxima quarta-feira dia 03 de Janeiro, pelas 15h00 na Igreja Matriz de Ferreira-a-Nova, onde a Banda de Santana estará presente e lhe prestará a sua última homenagem, conforme determinam os “cânones” apropriados.

Como Maestro da Banda de Santana, amigo e no fundo em nome de toda a Sociedade Musical Santanense, neste momento de dor, apresento a toda a família e amigos as minhas sentidas condolências e que Deus o guarde junto dos coros dos Serafins e Querubins. Paz à sua alma e que descanse em Paz.”

Sem comentários: