sexta-feira, 21 de março de 2014

Poetas figueirenses online através do livro de poemas “Antologia de Poetas Figueirenses”

“Antologia de Poetas Figueirenses (1875-2013)” disponível para download gratuito - 138 anos de Poesia figueirense disponível em 71 países 
Antecipando a comemoração do Dia Mundial da Poesia, assinalado hoje, dia 21 de março, a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz apresentou, ontem, no Auditório Municipal, a «Antologia de Poetas Figueirenses (1875-2013)», uma edição em formato e-book, editada pela editora figueirense Glowbooks. 
Na Figueira da Foz há, afirma o professor José Augusto Bernardes, “poesia de muito boa qualidade”.
“Esta Antologia, agora publicada, é o reconhecer de que a Figueira tem uma tradição poética, tem um conjunto de poetas de bom nível e não faz má figura ao lado de outras comunidades”, realça o professor catedrático da Universidade de Coimbra, a quem coube a apresentação da Antologia. 
Neste livro eletrónico dedicado à poesia é, de acordo com o professor, possível “identificar marcas identitárias da Figueira”. A “predominância do mar” é uma destas marcas mas, sublinha, “os poetas aqui representados foram muito além da descrição paisagística”. 
 José Ramalho Núnez, João de Barros, António Augusto Esteves, António dos Santos e Silva, Idalécio Cação, Aníbal de Matos, António Augusto Menano e José António de Matos foram os autores dos oito poemas que foram lidos por atores amadores do Páteo das Galinhas Teatro de Bico.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, esta é uma “iniciativa de caráter inovador”, porque passa por “criar um Antologia de poetas locais utilizando as novas tecnologias”. 
 Estiveram ainda presentes na sessão o Vereador da Cultura, António Tavares, e alguns dos poetas vivos representados na antologia, entre os quais, Natércia Simões, Aníbal José de Matos e António Augusto Menano. 
…………………………………………. 
Esta “Antologia de Poetas Figueirenses” reúne poemas de 32 poetas figueirenses, como João Gaspar de Lemos, João de Barros, Cardoso Marta, Santiago Prezado, José Cintrão, António Santos e Silva, Idalécio Cação, António Augusto Menano, João César Monteiro e Carlos Carranca, entre outros.

Sem comentários: