quinta-feira, 20 de maio de 2010

CNOACIFF promove “Maio, mês do coração”

No âmbito da formação complementar de Saúde, o Centro Novas Oportunidades da ACIFF (Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz) promoveu uma sessão temática designada “Maio,
mês
do
coração”
no
dia
19
de
Maio,
às
18h30,
no
auditório da Incubadora de Empresas.
Intervenieram Luís Semedo, cardiologista, que falou da "Doença Coronária” e Paulo Mendes, nutricionista que falou sobre “Alimentação Saudável ”.
O evento reuniu candidatos actuais e passados do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, empresários locais e muitos outros interessados na prevenção das doenças cardiovasculares.
A doença coronária é a primeira causa de morte a nível mundial (para homens e mulheres) e uma doença típica dos países industrializados. Nos EUA, à nascença, a probabilidade de morrer com doenças cardiovasculares é de 47%, sendo também a primeira causa de morte em Portugal.
Em termos económicos, na UE, os custos anuais com as doenças cardiovasculares ascendem a 169 biliões de euros.
A prevenção é fundamental passando pela eliminação/ controlo dos factores de risco nomeadamente a hipertensão arterial, colesterol elevado, tabagismo, diabetes, excesso de peso e sedentarismo.
Paulo Mendes falou sobre a implicação dos factores sociológicos (evolução socioeconómica, tecnológica, aumento da disponibilidade alimentar, organização profissional e familiar e o papel do marketing e publicidade alimentar) no tipo de alimentação actual e ainda da influência dos factores Psico-emocionais (stress, ansiedade, depressão) no estabelecimento de um padrão alimentar.
Os dados apresentados relativamente ao padrão de consumo alimentar em Portugal são elucidativos: consumo de proteínas e gorduras 3 vezes superior ao recomendado, consumo de hortícolas 50% inferior ao recomendado e 5% no que respeita a frutos.
Seguiu-se o esclarecimento das dúvidas colocadas pela assistência. Como reflexão final, Luís Semedo mostrou uma imagem da Figueira da Foz, destacando as suas condições naturais para a prática do desporto aliada à alimentação saudável em que o peixe deve predominar….

Sem comentários: