domingo, 22 de maio de 2011

Banda de SANTANA homenageia um seu antigo Maestro na sua terra natal

A Banda de Santana, ao longo da sua história, tem tido centenas e centenas de músicos e, logicamente também diversos Maestros. Dos dezoito maestros com permanência regular a grande maioria foram militares músicos e homens que tudo deram para o engrandecimento desta Colectividade Musical. De Abrunheira também imigraram até Santana dois Maestros; o saudoso Carlos de Sousa de Oliveira Canais que durante alguns anos dirigiu esta Banda, tendo saído a seu pedido no dia 13 de Junho de 1926 para dirigir a Banda da Abrunheira e cujo contributo muito se agradece, e o José Alves Garcia.
O Zé Garcia como simpaticamente é conhecido por estas bandas, foi maestro da Banda de Santana no período de1978 a 1981. A convite do saudoso Vitorino Assafrão, à época vice-presidente, este profissional da arte dos sons teve oportunidade de ensaiar e dirigir a Banda de Santana e assim transmitir os seus conhecimentos.
Além de executante em clarinete soprano, foi também oboísta e saxofonista, tendo estado colocado em várias Bandas do Exército disseminadas dentro e fora da País, nomeadamente em Angola, Madeira, Tomar, Lisboa e, mais assiduamente, em Coimbra.
Na direcção de Bandas Civis dirigiu as seguintes: Vila Nova do Ceira, Arganil, Alqueidão, Lares, Montemor-o-Velho, Abrunheira e Santana, voltando novamente a Alqueidão.
Foi a este conceituado maestro e amigo que, na sua terra natal, a direcção da Banda de Santana lhe ofereceu uma placa comemorativa de homenagem, e lhe pediu para dirigir um tema extra de John Philipp de Sousa, ‘Marchando Através da Geórgia´ que certamente o honrou a ele e à sua antiga Banda.
Esta homenagem ao maestro José Alves Garcia foi possível devido à participação da Banda de Santana no 130º Aniversário da Filarmónica I.R. Abrunheira, que ocorreu no passado dia 15 do corrente e que contou também com a banda de Arrentela-Seixal. Após o almoço, seguiu-se um desfile da sede da FIRA até ao Recinto dos Concertos onde os presentes tiveram oportunidade de escutar vários géneros de música.
Este Encontro de Bandas teve o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, da Junta de Freguesia de Abrunheira, da Fundação INATEL e da Caixa de Crédito Agrícola.
(Francisco M. Relva Pereira – Maestro da Banda de Santana)

1 comentário:

Unknown disse...

Muito obrigado há Banda de Santana, ao seu Maestro, aos Musicos, há direcção e a Santana, sou o filho do Saudoso Zé Garcia, já sabia desta homenagem, mas hoje a navegar por estas "bandas" encalhei aqui, fiquei surpreso e comovido.
Em nome da Minha Mãe, Irmã e em meu nome agradeço do fundo do coração, esta homenagem, a vossa presença no Funeral do meu Pai.
Viva a Musica. Viva a Banda de Santana.
Até sempre