segunda-feira, 6 de junho de 2011

Novas Oportunidades para desempregados

Os desempregados que recebam subsídio e não tenham completado o 12.º ano de escolaridade serão obrigados a aderir ao programa Novas Oportunidades. A medida, prevista na versão preliminar de relatório de Orçamento de Estado para 2011 enquadra-se no "reforço das qualificações da população desempregada", segundo o qual 183 mil pessoas serão enviadas para o programa por intermédio dos Centros de Emprego.
Ao abrigo desta orientação, o Centro Novas Oportunidades certificou no dia 31 de Maio, os adultos Dina Cadete, Anabela Soares, Carlos Ferreira e Isabel Diogo, que viram reconhecidas e validadas as suas competências de nível básico de escolaridade ao obter a equivalência ao 9º ano de escolaridade, alcançando assim um objectivo há muito adiado pelos constrangimentos da vida.
Os certificados foram unânimes em considerar a realização do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências uma mais-valia pessoal e social, acreditando que o aumento das suas habilitações escolares poderá ter retorno a nível profissional. Por outro lado, todos traçaram já objectivos de futuro, nomeadamente a realização de cursos de Educação e Formação de Adultos, para obter uma certificação escolar de nível Secundário e/ou profissional, nas diversas áreas de interesse.
O Centro Novas Oportunidades da ACIFF considera positivo este esforço de qualificação da população português como forma de aumentar a empregabilidade no momento de crise que o País atravessa. A educação de adultos é factor de mobilidade e empregabilidade. Portugal apresenta níveis deficitários de qualificação na sua população quando comparado com os outros países europeus. Corremos assim elevados riscos de desajustamento entre a oferta e a procura.
Sendo objectivo da UE a redução da baixa qualificação a 10% da população até 2025, iniciativas como as Novas Oportunidades e ofertas formativas de dupla certificação mostram-se ferramentas fundamentais na consecução dos objectivos referidos.

Sem comentários: