quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tratamento do Oásis e da vala das Abadias

O Executivo da Junta de Freguesia de S. Julião da Figueira da Foz, em parceria com o Departamento de Urbanismo da CMFF e a empresa Águas da Figueira,SA, estão a procurar introduzir correcções nos desequilíbrios verificados no eco-sistema da ribeira e do lago do Oásis.
Desde o passado dia 15 tem estado a ser injectada água limpa, na vala, a partir do furo artesiano da Avenida 25 de Abril.
Durante dois dias o contratado CEI+ da Junta de Freguesia retirou lixo e algas da vala. E a empresa Águas da Figueira irá instalar um dispositivo de oxigenação da água no lago e o Departamento de Urbanismo vai efectuar a limpeza do sistema de bombagem, que força a circulação da água, com vista à sua operacionalidade.
O Executivo da Junta, com 2 engenheiros da Águas da Figueira, efectuou também uma visita à vala das Abadias, na zona da Rotunda Dr. Joaquim Carvalho, com a finalidade de decidir da solução a adotar para resolver o problema da descarga de efluentes para a vala.
Os técnicos da Águas da Figueira assumiram o encargo de fazerem o despiste da origem dos efluentes e a sua consequente erradicação, tendo o Executivo da Junta proposto, caso não seja possível determinar a sua origem e contê-los, que em alternativa se bombeiem para o emissário do saneamento, procurado secar a vala durante o Verão, numa tentativa para eliminar o ambiente propício á proliferação de mosquitos.

Sem comentários: