segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Gonçalo Cadilhe em dezembro nas “5ªs de Leitura”

Na sessão de 12 de dezembro das “5ªs de Leitura”, a realizar na Biblioteca Municipal, pelas 21h30, o convidado é o figueirense Gonçalo Cadilhe.
“Naveguei três oceanos, sete mares, rios que são como mares, estreitos que são como auto-estradas marítimas, poderosos navios, velhos cargueiros, iates fretados, boleias fortuitas, passagens pagas, beliches, camarotes, bancos de convés, tarimbas de porão. Um pouco de tudo, um pasmo imenso.” (Gonçalo Cadilhe, in “Um Lugar Dentro de Nós”)
Gonçalo Cadilhe nasceu na Figueira da Foz em 1968, cidade onde cresceu e que mantém como residência. Licenciou-se em Gestão de Empresas na Universidade Católica do Porto, em setembro de 1992, fazendo parte da primeira “fornada” de licenciados deste curso. Durante os anos da universidade frequentou também a Escola de Jazz do Porto. Depois de uma breve passagem pelo mundo da Gestão de Empresas, em abril de 1993 começou a viajar e a escrever sobre viagens de forma profissional. 
A partir de 1996 dedica-se exclusivamente à escrita e à publicação de reportagens de viagem..
Ao longo destes anos tem colaborado com várias revistas e jornais, publicando crónicas e artigos que refletem as suas experiências. Colaborou com a extinta “Grande Reportagem”, ainda sob a direção de Miguel Sousa Tavares, com o “Independente”, com a “Elle” e com a “Epicur”. Atualmente escreve crónicas regulares no Expresso, na Visão Viagens, no Blitz, na SurfPortugal e na revista de surf brasileira Hardcore. 
Entre 2005 e 2010 publicou dez livros «Um Lugar Dentro de Nós (2012), Encontros Marcados (2011), O Mundo é fácil (2010), 1 Km de cada vez (2009), Tournée (2008), Nos passos de Magalhães (2008), África acima (2007), A lua pode esperar (2006), No princípio estava o mar (2005) e Planisfério Pessoal (2005)». 
Assinou três documentários de viagens para a RTP2 e atualmente organiza e acompanha mini-tours pelo globo em colaboração com a agência PLV.

Sem comentários: