quarta-feira, 6 de novembro de 2013

5ªs de Leitura assinala 4º aniversário com a presença de um autor consagrado

O projeto 5ªs de Leitura, iniciado em novembro de 2009 pela Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás no âmbito do Programa Gulbenkian da Língua Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian, celebra o seu quarto ano de existência trazendo à Figueira da Foz mais um autor consagrado.  
Será dia 20 de novembro (quarta feira), pelas 21h30, que Richard  Zimler  virá apresentar na sala 2 do Centro de Artes e Espectáculos, num ambiente onde tudo irá girar à volta do livro, das palavras e das imagens, o seu mais novo romance “A Sentinela” e também “O Último Cabalista de Lisboa”, obra que catapultou o autor para o sucesso internacional (best-seller em onze países, incluindo os Estados Unidos da América, Inglaterra, Itália, Brasil e Portugal) e a qual foi recentemente reeditada.
Richard Zimler nasceu em Nova Iorque em 1956, fez um bacharelato em religião comparada na Duke University (1977) e um mestrado em jornalismo na Stanford University (1982). Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de S. Francisco. Em 1990, foi viver para o Porto, onde foi professor de jornalismo durante 16 anos, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Desde 2002, tem dupla nacionalidade, americana e portuguesa.
Nos últimos 16 anos, publicou nove romances, uma coletânea de contos e dois livros infantis, que depressa entraram nas listas de bestsellers de vários países (Portugal, Brasil, EUA, Inglaterra, Itália, etc...).
Em Portugal editou O Último Cabalista de Lisboa, Trevas de Luz, Meia-Noite ou o Princípio do Mundo, Goa ou o Guardião da Aurora, À Procura de Sana, A Sétima Porta, Confundir a Cidade com o Mar, Dança Quando Chegares ao fim (livro para crianças), Os Anagramas de Varsóvia, Ilha Teresa e Hugo e Eu e as Mangas de Marte (livro para crianças).
Zimler já ganhou diversos prémios, incluindo o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction (EUA) em 1994 e o Prémio Herodotus (EUA) para o melhor romance histórico em 1998. Em 2009 recebeu o prémio literário Alberto Benveniste pela obra Goa ou o Guardião da Aurora.
O romance Os Anagramas de Varsóvia, foi nomeado o Melhor Livro de 2009 pela revista LER e também pelos alunos das escolas secundárias de Portugal (Prémio Marquês de Ouro). Em 2009, Zimler escreveu o guião para O Espelho Lento, uma curta-metragem baseada num dos seus contos. O filme foi realizado no verão de 2009 pela realizadora sueca-portuguesa Solveig Nordlund e venceu o prémio de melhor filme dramático no Festival de Curtas-Metragens de Nova Iorque em Maio de 2010.

Sem comentários: