sexta-feira, 16 de maio de 2014

Museu Municipal: Maio é Museu no sábado, e visita do Prémio Nobel Ximenes Belo no domingo

A festa do “Maio é Museu” prossegue, já no próximo sábado a partir das 21h30 com a atuação do Coro de Câmara ‘Contraponto’. 
Criado em 2012 por um grupo de 17 jovens, formados na Academia de Música de Viana do Castelo, Contraponto é um dos projetos mais surpreendentes e estimulantes da atualidade portuguesa na área da música vocal. 
Normalmente sem apoio instrumental, os Contraponto apresentam-se ‘a capella’, recriando temas de variados estilos, da clássica ao jazz e à pop. Têm na sua formação cantores contralto, sopranos, tenores, baixos e percussão de voz. 
Num intervalo da participação dos Contraponto pode-se assistir e participar numa conversa entre Teresa Huertas, autora da exposição “Lava Walks”, e Fabrice Ziegler, fotógrafo e programador cultural francês, que terá como tema principal a Islândia: terra de reencontro e lugar de questionamento.
-------------------------------------------------------
O Prémio Nobel da Paz Carlos Ximenes Belo estará presente no Museu Municipal Santos Rocha no Dia Internacional dos Museus que se assinala domingo, 18 de maio, abrindo as portas a partir das 15h00.. A tarde será preenchida pela já habitual visita comentada “Cromos dos Museu” que contará com a colaboração dos figueirenses Nuno Camarneiro, Afonso Cruz e Gonçalo Cadilhe, os quais irão comentar peças museológicas por si escolhidas. 
O Museu Municipal decidiu dedicar este dia a Timor-Leste dado que no âmbito das iniciativas comemorativas dos 120 anos de existência do espaço museológico a sala de etnografia foi alvo de intervenção. Assim, será apresentada ao público a coleção de etnografia de Timor-Leste, composta por peças do acervo do Museu Santos Rocha e do Museu do Oriente (por empréstimo). A finalizar haverá danças e cantares tradicionais de Timor. 
 Dignar-se-ão a estar presentes nesta iniciativa a Embaixadora da República Democrática de Timor-Leste, Dra. Maria da Paixão e o Prémio Nobel da Paz 1996, D. Carlos Ximenes Belo, Bispo emérito de Díli.

Sem comentários: