quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Livro do cineasta figueirense Jão César Monteiro vai ser apresentado no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz vai ser palco da apresentação do livro “Obra Escrita 1”, de João César Monteiro, com a presença de Vitor Silva Tavares (coordenador da coleção), Margarida Gil e Eduardo de Sousa em representação da editora Letra Livre. Esta apresentação decorrerá a 08 de novembro, pelas 16h00, e será seguida pela exibição do filme “Recordações da Casa Amarela” (1989). 
Neste primeiro volume, recolhe-se o que foi escrito por César Monteiro para os filmes Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço – Um provérbio cinematográfico (1970), Fragmentos de Um Filme-Esmola / A Sagrada Família (1972), Veredas (1977) e Silvestre (1981). 
João César Monteiro nasceu na Figueira da Foz a 2 de fevereiro de 1939, e faleceu em Lisboa a 03 de fevereiro de 2003, com 64 anos. 
Aos 16 anos, mudou-se com a família para Lisboa, e foi em 1961 que entrou no mundo do cinema como assistente de realização. A primeira incursão enquanto realizador foi com o filme Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço, que viria a terminar apenas em 1971, já depois de rodado o documentário de estreia, Sophia de Mello Breyner Andresen (1969). 
César Monteiro continuará a produzir, protagonizar e realizar filmes até ao fim da vida, numa filmografia que totaliza, entre curtas, médias e longas-metragens, mais de vinte obras. 
A par da obra cinematográfica, João César Monteiro publicou diversos livros e manteve colaboração com jornais e revistas, quer como autor, quer enquanto crítico de cinema.

Sem comentários: