sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Banda de Santana assinala 124º aniversário com várias iniciativas em setembro

No próximo domingo dia 2 de setembro terão inicio as comemorações do 124º aniversário da Sociedade Musical Santanense, as quais decorrerão todo o mês com várias atividades culturais e lúdicas. 
Nesse dia logo pela amanhã, e como manda a tradição, haverá o hastear das bandeiras ao som do hino da coletividade. Assim, os mastros da sede engalanados darão um colorido festivo para celebrar a passagem de mais um aniversário e cujo esvoaçar transmitirá a sensação de movimento, dinamismo, de festa e quiçá da história da centenária Banda de Santana. 
Seguidamente o rumo será a capela onde, pelas 11h30, será celebrada a Santa Missa pelo padre Gaspar coadjuvado pelo diácono lusitano, e depois para o cemitério local onde será prestada homenagem a todos aqueles que deram o melhor de si em prol da Santanense, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores junto da Estátua do Músico, terminando depois esta etapa religiosa junto da sede da Banda. 
Depois do almoço participado pelos sócios e amigos da coletividade, terá lugar pelas 15h00 a sessão solene com alguns discursos de ocasião, e pelas 16h00 o concerto efetuado pela sua banda de música no qual habitualmente decorre uma série de 'promoções' aos músicos, efetuadas segundo o regulamento interno. 
Refira-se que no dia 16 de setembro decorrerá o esperado 30º Encontro de Bandas no qual, além da banda aniversariante, se juntará a Lira Barçoucense e a de Castrelo-Cambados de Espanha, que nos deliciarão com os seus belos acordes e melodias que este ano ultrapassam a esfera nacional. 
Este será mais um aniversário onde a religiosidade, a cultura, a música e o divertimento fazem parte da 'ementa' mensal, a qual será vivida intensamente por todos os presentes, desde os músicos, aos diretores, familiares, sócios, amigos, anónimos e simpatizantes, não faltando sequer os belos 'aconchegos' para o estômago, para o espírito e para a coesão musical. 
Desde o imprescindível apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova e outras empresas e anónimos que contribuem para estas comemorações e outras iniciativas, ficam desde já os agradecimentos, com a certeza de que esta coletividade com 124 anos
continuará a honrar os seus pergaminhos e a espalhar a arte sónica pelo nosso país e estrangeiro.
(Texto enviado pelo maestro da Banda de Santa Francisco M. Relva Pereira)

Sem comentários: