terça-feira, 19 de maio de 2020

Maestro português de Cantanhede entre os quatro compositores europeus que criaram obra musical inspirada na pandemia!

A pandemia do COVID-19 causou sérios problemas na saúde e na economia de muitas pessoas e países. Para atenuar as suas consequências, mesmo que em pequeno grau, quatro compositores europeus uniram-se para criar uma obra musical inspirada na pandemia e superar os problemas por ela causada.
Charalampos Makris (Grécia), Francisco José Rosal Nadales (Espanha), Francisco Manuel Relva Pereira (Portugal) e Ilio Volante (Itália) escreveram assim uma peça para criar o trabalho intitulado Suíte 2020. A intenção foi a de compor quatro peças para uma Banda de Música relacionados com a crise social e de saúde, a sua superação, sofrimento e ao mesmo tempo que usassem referências à música dos seus respetivos países.
Mas o projeto Suíte 2020 também visa ter um caráter caritativo e, portanto, os compositores transferirão este seu trabalho para os maestros/diretores e bandas que o solicitarem. Em troca, apenas terão que mostrar que colaboraram com uma simbólica “Contribuição do Suíte 2020” (com este título) para alguma entidade social ou de saúde relacionada com a pandemia, como a Cruz Vermelha, a Caritas a DGSaúde ou qualquer outra com representação nos seus respetivos países. 
Mas os quatro compositores entenderam que, como as bandas de música também sofreram economicamente com a crise do COVID-19, irão ceder esta suíte a grupos/bandas, cuja contribuição em donativo seja feita em seu nome ou por uma empresa comercial, banco, ou em nome individual, pois qualquer contributo será bem-vindo. 
Com a transferência das eventuais e esperadas ofertas para as instituições referidas, a obra será disponibilizada mediante o comprovativo no facebook do maestro português, indicando o email para quem posteriormente deve ser remetida. 
Francisco Manuel Relva Pereira, que é natural de Ançã, vila do concelho de Cantanhede, refere em nota enviada: "-Como membro e compositor do projecto Suíte 2020 que representou Portugal, sinto-me honrado por ter contribuído para o mesmo. O 3º movimento que escrevi, 'Entre as Brumas da Memória o Covid-19 passará à história' é um 'panorama' musical com melodias simples que pretende retratar os diversos quadros da pandemia em Portugal. Assim, inicialmente apresenta-se o ambiente festivo pós-carnaval, seguido das notícias da pandemia na Europa e no Mundo. Surgem depois os toques dos sinos que descrevem o ambiente, as preocupações e as normas seguidas para combate ao Covid-19."

Sem comentários: