segunda-feira, 2 de agosto de 2021

A Banda de Santana animou a festa da sua padroeira

Depois dos concertos de despique no largo da Igreja Matriz de Ferreira-a-Nova no domingo de 25 de julho entre a Banda de Santana e a sua congénere de Lares (SIRL), decorreu neste primeiro dia de agosto - o dia principal - a festa de Nossa Senhora de Santana. Apesar de não se puderem realizar as festividades profanas e religiosas tradicionais devido às restrições que todos conhecemos a Sociedade Musical Santanense não quis deixar de assinalar a efeméride com música. E uma vez que estão autorizados os tais 10 músicos para animação de rua no concelho da Figueira da Foz, a Banda de Santana decidiu animar e saudar a população da sua terra. Assim, nesta manhã, Santana foi 'invadida' por uma panóplia de sons musicais diversificados que vieram de várias ruas e zonas distintas, confluindo para a estátua ao músico de Sant´Ana e posteriormente à capela da sua padroeira. 

Ora os elementos da Banda de Santana, cientes de que através dos seus instrumentos podiam dar alguma alegria aos seus conterrâneos, com as suas 4 tubas, 4 trombones, 4 caixas, 4 flautas, 8 clarinetes e todos os outros instrumentos, formaram quatro bandinhas equilibradas que deram alegria à população da sua terra.

Objetivamente com esta animação evocaram a resumida festa e alegraram a população, esperando que para o ano tudo regresse à normalidade. 

(Compilação de texto enviado pelo maestro Francisco Manuel Relva Pereira)

Sem comentários: