terça-feira, 9 de novembro de 2021

Missa de Requiem versus Jubileu das Almas em Santana e Ferreira-a-Nova

Um Réquiem ou Missa de Réquiem, também conhecida como "Missa dos fiéis defuntos", é uma missa da Igreja Católica oferecida para o repouso das almas. Sabendo que este mês se inicia com a solenidade de Todos os Santos, é também conhecido pelo "Mês das Almas", ou a festa das Almas do Purgatório, rezando-se o ofício dos defuntos in saecula saeculorum
Ora desde a sua fundação, em 1894, que a Banda de Santana/Figueira da Foz participa no cerimonial pela alma dos fiéis defuntos cujo ritual é bastante comum nas várias regiões do país. 

Assim, após a Missa de Requiem, inicia-se no percurso da igreja para a capela uma procissão até ao cemitério local onde se incorporam a Irmandade das Almas, o Séquito Clerical, a Banda e o povo da terra. Já no cemitério além das orações próprias do dia, é efetuado um sermão pelo padre pregador findo o qual, além das exéquias próprias, é executado um cântico apropriado. Após isso, reorganiza-se a procissão final de regresso à igreja / capela. 
Refira-se que estas cerimónias são atualmente organizadas pelas confrarias, ou irmandade das almas, ou comissões fabriqueiras ou ainda outras comissões locais, tendo para isso ano após ano esse testemunho e nomeação sido passado para familiares ou amigos, incluindo quase sempre um homem mais jovem de forma a que a tradição prevaleça. 

Ao som das marchas fúnebres (de Chopin, Ricardo Dorado e outros compositores) esta cerimónia já foi efetuada em Santana no passado domingo, e será também levada a efeito pela Banda de Santana no próximo sábado, dia 13 de novembro, em Ferreira-a-Nova, esperando-se assim que esta tradição continue bem presente. 

(Resumo de texto do maestro da Banda de Santana Francisco M. Relva Pereira)

Sem comentários: