Compositores oferecem marchas gratuitamente às filarmónicas as quais foram escritas durante o confinamento pandémico!
São para já 26 marchas que estão disponíveis para ofertar a todas as bandas de música que estejam interessadas em as adquirir gratuitamente, as quais servem para serem executadas em contextos de rua, de procissão e de concertos.
As marchas homenageiam algumas personalidades marcantes ligadas às artes e ciências, liberalismo, república, e fundamentalmente à música, lembrando António Fragoso, António José de Almeida, David de Sousa, José Estevão, José Ribeiro, Lentes da Universidade de Coimbra, moliceiros e tricanas, entre outras.
Melodias inspiradas na natureza e nas paisagens que circundam os rios Vouga e Mondego, constituindo assim uma simbiose harmónica destas zonas centro do país, as quais certamente irão perdurar e enriquecer os repertórios das nossas bandas de música.
Ressalve-se que foram escritas aquando da quarentena pandémica do COVID19 por duas personalidades bem conhecidas e icónicas no mundo da música: Capitão Amílcar Morais e professor Adelino Martins, os quais mantêm uma ligação intrínseca a Aveiro e Coimbra como é do conhecimento geral, visto que apesar de serem naturais do distrito dos moliceiros, a sua vida artística foi passada muitos anos na cidade do Mondego, mantendo assim uma forte ligação em ambas as zonas dos distritos referidos.
A “chancela” destes reconhecidos compositores atesta por si a qualidade das composições que estão disponíveis à distância de um pedido a efetuar para o email (musicarq75@gmail.com) o qual reenviará para os interessados sem custos.
Uma vez que é uma ação concreta um pouco inédito no nosso país, em meu nome pessoal, agradeço a generosidade desta oferta, na certeza que será uma oportunidade para renovação repertorial das nossas bandas, contribuindo também para a divulgação da nossa “produção” musical nacional.
(Texto enviado pelo maestro Francisco M. Relva Pereira)
Sem comentários:
Enviar um comentário