segunda-feira, 10 de abril de 2023

Grupo de compositores europeus estreia 'Sin+fonia pela Paz' em Portugal!

O grupo de compositores europeus 'Musica pro populo' formado por 4 amigos oriundos da Grécia (Makris Charalampos), Itália (Ilio Volante), Espanha (Francisco José Rosal Nadales) e Portugal (Francisco Manuel Relva Pereira) escreveram uma vez mais uma peça em conjunto intitulada “Sin+fonia pela Paz” a qual, como o seu nome indica, será mais uma oportunidade de alertar o mundo contra a violência e a guerra!

A ideia de criar uma obra musical segundo a forma tradicional de uma sinfonia a quatro vozes nasceu em março de 2022 em Ançã e Cantanhede após a estreia da Suite 2020 na Figueira da Foz. Inicialmente, os quatro compositores decidiram dedicar a obra ao povo ucraniano que ainda hoje sofre com a invasão russa. O tema 'a paz' acabou por ser preferível para o título principal da obra como uma ideia que funde todos os principais valores da civilização ocidental: Democracia, Amizade, Igualdade, Compreensão, bem como todo o tipo de artes e humanidades que podem florescer durante períodos pacíficos da humanidade. Referindo-se à paz global, os compositores da “Musica pro Populo” escreveram esta Sin+fonia contra a violência, racismo, fascismo e a todas as formas de fanatismo e intolerância responsáveis pela eclosão de guerras, ou seja, é uma declaração anti-guerra pura que não precisa de motivação ocasional.

Assim, Portugal tem o privilégio de poder assistir a esta estreia mundial em Cantanhede no dia 22 de abril pelas 21h30 no Pavilhão Multiusos de Febres, bem como em Santana (Figueira da Foz) no dia seguinte pelas 17h00 no Salão de Festas da Sociedade Musical Santanense e finalmente em Mira, que acolhe no Largo do Visconde pelas 17h00 esta iniciativa mundialmente inédita, com a presença de todos os compositores acima referidos.

As Bandas de Música de Lares e de Santana serão o suporte musical, às quais se juntam músicos oriundos das Bandas da Ressurreição e União de Músicos de Mira e ainda, o Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, O Grupo Folclórico de Portomar, o acordeonista Pedro Torres, o par de dançarinos Renata Costa e Rui Cadima e as vozes de Diana Matias e Patrícia Santos.

Além das associações referidas e dos seus elementos diretivos e ativos, todos estes espetáculos só são possíveis graças ao apoio das câmaras municipais de Cantanhede e de Mira, bem como das juntas de freguesia de Ançã, Ferreira-a-Nova e Vila Verde.

(Texto enviado pelo compositor português Francisco Manuel Relva Pereira)

Sem comentários: