sexta-feira, 31 de maio de 2024

Cruz Vermelha Portuguesa Figueira da Foz com serviço de restabelecimento de Laços Familiares na procura de pessoas desaparecidas!

A Cruz Vermelha Portuguesa da Figueira da Foz (CVPFF) divulgou a nova resposta social denominada Restabelecimento de Laços Familiares.O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho do qual faz parte a Cruz Vermelha Portuguesa, dispõe de uma rede internacional em 188 países.
Nesse contexto a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), sendo uma instituição humanitária independente, disponibiliza um serviço gratuito de Restabelecimento de Laços Familiares, procurando conseguir, utilizando os contactos da sua rede internacional, localizar e ajudar a estabelecer contacto com familiares desaparecidos.

A Delegação da Figueira da Foz da CVP, com a envolvente social que a caracteriza, não podia ficar omissa a deste importante serviço numa altura em que são crescentes as mobilizações devidas a guerras, migração e outros desastres. Assim, é ponto de contacto e encaminhamento deste serviço através dos seus profissionais da Área Social.

O serviço é gratuito e personalizado, sendo mantido no seu tratamento todo o necessário sigilo.

Filarmónica Dez de Agosto inicia em junho uma Escola de Másica

A Escola de Música, que será ministrada ministrada na sede da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto, vai ter a coordenação da maestrina Sílvia Marina.

O horário das aulas será divulgado dentro em breve.

Inscrições e mais informações através do telemóvel 925030631.

> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >

terça-feira, 28 de maio de 2024

Academia Kompassos Daya Dança da Assembleia Figueirense somou sucessos em concurso internacional!

A Academia Kompassos Daya Dança, sediada na Assembleia Figueirense, participou no passado fim de semana na final do concurso internacional "Vive tu Sueno", que se realizou na cidade de Ávila, em Espanha, conseguindo vitórias para Portugal.

A saber:2º lugar juvenil Contemporâneo – Quarteto constituído por Emília, Madalena, Maria Eduarda e Matilde;

Prémio Especial de Jurado Contemporâneo Juvenil - Maria Eduarda Virgínio;

Prémio Especial de Jurado para a Academia, reconhecendo como tendo as melhores músicas, coreografias e técnica.

Dayamira Garcés, diretora da Kompassos, considera ter sido "um grande sucesso e um merecido reconhecimento do trabalho e talento de todas as alunas, que muito se empenham diariamente”.

E aproveita para "agradecer o enorme apoio dos pais e familiares, bem como aquele que é prestado pela Assembleia Figueirense", algo que caracteriza como "imprescindível para a realização de um trabalho de qualidade e alcance de sucessos".

Recorde-se que a Academia Kompassos Daya Dança, residente na Assembleia Figueirense, conta já com 19 anos de serviço letivo na Figueira da Foz, ministrado pelos bailarinos e coreógrafos Dayamira Garcés, Arnaldo Borroto e Tamara Ruiz e continua a participar ativamente no percurso artístico de crianças e jovens figueirenses.

sexta-feira, 24 de maio de 2024

'Sin+fonia pela Paz' registou balanço positivo da II Tournée em Portugal

Passado uns dias da II Torné da Sin+fonia pela Paz em Portugal e das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, chegou a hora de fazer uma análise dessas apresentações na Praça Marquês de Marialva em Cantanhede, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, e no Grupo Recreativo Vilaverdense em Vila Verde, nos dias 24, 25 e 27 de abril, respetivamente.O compositor português Francisco M. Relva Pereira enviou-nos o seguinte texto com um “apanhado” da tournée:

É do conhecimento que a obra musical foi escrita para angariação de fundos para instituições ligadas à música, às artes, cultura e à saúde de todo o mundo, podendo afirmar que constituiu um êxito, conforme as palavras do compositor grego Makris Charalmpos: foi um “grito musical contra a guerra”. Esta frase traduz o sentimento geral de todos os intervenientes, os quais puderam “sentir” a programação efectuada, a musicalidade apresentada pelas Bandas de Lares, de Santana, o carinho do público e a hospitalidade portuguesa. Além da execução da referida sinfonia, houve ainda oportunidade dos compositores dirigiram outras obras relacionadas com revoluções e acontecimentos que marcaram a libertação e opressão dos povos dos seus países, escritas e estreadas nesse concerto, onde se inclui o maestro Cristiano Barros, os cantantes Diogo Pinto de Portugal e Carolina Morán do México e seu marido José Perales que também dirigiu alguns temas do seu país, os quais puderam demonstrar os seus dotes artísticos.
Além da estadia e guarida ter sido em minha casa, as “gentes” de Lares e de Santana estiveram ao seu melhor nível, tendo esse acolhimento sido bem demonstrado também pelas Juntas de Freguesias de Ançã, Ferreira-a-Nova, Vila Verde e Câmara Municipal de Cantanhede, locais esses onde fomos oficialmente recebidos, sendo que se regista a forma amável, simpática e solidária de todas as personalidades responsáveis das entidades já referidas.

Se a apresentação dos quatro andamentos da Sin+fonia pela Paz e outro repertório apresentado em concerto constituiu um sucesso, toda a programação cultural subjacente que estava prevista foi cumprida, sendo de registar a forma sempre muito cordial e amável como fomos sendo recebidos.

Os diversos locais visitados em Coimbra foram a Universidade de Coimbra e o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, na Figueira da Foz foram as praias da cidade e de Buarcos, em Cantanhede os Paços do concelho, a Biblioteca Municipal e a Capela da Varziela, em Ançã a Junta de Freguesia e outros lugares emblemáticos da Vila, em Santana além das instalações da Banda de Música e da Junta, algumas artérias do lugar e a sua Capela, em Vila Verde as instalações da sua Junta e outras belíssimas vistas, em Lares as instalações da sua Banda de Música e do Centro interpretativo, contribuindo para que os compositores Francisco de Espanha J. Rosal Nadales, sua esposa e filho, de Itália Ilio Volante e sua esposa e do México José Perales, esposa e filha, levassem consigo alguns “clichés” de Portugal, mormente da região centro, cujas visitadas foram guiadas pelo anfitrião português Francisco M. Relva Pereira.

Esta “epopeia” musical constituiu mais um momento único no mundo, visto que à distância, os quatro compositores escreveram a obra referida, ficando a promessa de brevemente ser estreada em Portugal além da “Sinfonia da Esperança”, outras obras inéditas, cujos objectivos caritativos serão os mesmos das obras já escritas pelos compositores da “Musica Pro Populo”.

Finalmente, agradece-se a todos os que de uma forma ou outra, ajudaram na execução da obra musical já citada, ficando em embrião outras obras musicais a serem escritas e apresentadas no Município de Cantanhede, cujo repto foi lançado aquando da recepção aos compositores europeus da “Musica pro Populo” no Salão Nobre do Município referido e também na Junta de Freguesia de Ançã.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

A Incubadora Mar&Indústria da Figueira da Foz acolhe a Sessão de Entrega de Prémios do Concurso de Ideias de Negócio Arrisca C

No âmbito do apoio da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz à organização da 12ª edição do Concurso de Ideias de Negócio Arrisca C, promovido pela Universidade de Coimbra, a Incubadora do Mar&Indústria da Figueira da Foz acolhe a Sessão de Entrega de Prémios na próxima quarta-feira dia 22 de maio, com início pelas 14h00.O Concurso Arrisca C visa contribuir para a criação de spin-offs académicas e empresariais, bem como startups, promovendo uma cultura inovadora e estimulando o espírito empresarial.

Este concurso destaca-se por valorizar e distinguir ideias de negócio baseadas em conhecimento científico e tecnológico, contribuindo assim para o desenvolvimento económico e social sustentável. A competição, com um historial de 11 edições, já se tornou uma referência nacional no incentivo à inovação e ao empreendedorismo.
A Sessão de Entrega de Prémios contará com a presença de importantes figuras do mundo académico e empresarial, que irão partilhar as suas experiências e visões sobre a importância da inovação no estímulo empresarial e uma reflexão sobre o impacto do empreendedorismo social no mundo atual.

Nesta Sessão de Entrega de Prémios terão a oportunidade de assistir aos Pitchs dos projetos finalistas, nas 4 categorias a concurso - Inovação, Inovação Júnior, Inovação Social e Sustentabilidade.

O Concurso Arrisca C é uma oportunidade única para promover ideias inovadoras e apoiar novos empreendedores a transformar o conhecimento em valor económico.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto da Figueira da Foz presente na Assembleia Geral da Cruise Europe onde foi dado destaque ao futuro acolhimento de navios de cruzeiro de maior porte

O Porto da Figueira da Foz esteve presente na Assembleia Geral da Cruise Europe que terminou, ontem, em Estocolmo.

Durante dois dias, para além da Assembleia Geral da Cruise Europe onde foram eleitos novos membros para o Conselho Diretivo e discutidas estratégias de crescimento e promoção, aconteceram, em paralelo, um conjunto de reuniões e conferências onde foi possível, ao Porto da Figueira da Foz alargar a rede de contatos.

Joaquim Sotto Maior, Diretor de Coordenação Portuária do Porto da Figueira da Foz, teve oportunidade de fazer uma apresentação na reunião da Região Atlântica, dando destaque às potencialidades turísticas da Região Centro, bem como à obra da melhoria das acessibilidades marítimas do Porto da Figueira da Foz que, após a sua conclusão, passará a reunir condições para acolher navios de cruzeiro de maior porte.

A Associação Cruise Europe, que conta com 140 associados, dos quais 128 são portos, provenientes de 20 países, encontra-se dividida em quatro regiões, estando Porto da Figueira da Foz inserido na Região Atlântica.

terça-feira, 7 de maio de 2024

Grupo 207 dos Escoteiros de Portugal em Buarcos estão a comemorar o 23º aniversário com várias iniciativas... e limpeza de praia!

O Grupo 207 dos Escoteiros de Portugal, com sede em Buarcos, encontra-se neste mês de maio a comemorar o 23º aniversário. Grupo que nasceu numa tarde bem divertida de um grupo de jovens que foram apadrinhados pelo GIS, a conhecida coletividade local.

Em comunicado, o Grupo destaca dois dias:

23 de maio, em que vão realizar uma limpeza de praia, juntamente com o projeto "Portugal sem Plástico", na praia da Cova-Gala, com ponto de encontro às 09h15 junto ao estacionamento no final da povoação, junto ao parque de merendas da gala, para a qual cada participante é convidado a trazer as suas luvas e sacos para a recolha, e entretanto vão dando mais informações nas suas redes sociais.

25 de maio, com as cerimónias e almoço partilhado.

E aproveitam para relembramos que todos os jovens, dos 7 aos 20 anos, que quiserem pertencer ao grupo de escoteiros, se podem inscrever aos sábado à tarde nas suas instalações, na Rua dos Cordoeiros nº 11 em Buarcos, junto ao antigo lavadouro.