Sociedade Musical Santanense prepara celebração do 130º aniversário com diversos cenários festivos no próximo domingo dia 1 de setembro!
Santana está prestes a celebrar com grande entusiasmo o 130º aniversário da Sociedade Musical Santanense (SMS). Como já é tradição, as festividades terão início no dia 1 de setembro, transformando a Rua da Filarmónica num cenário festivo, adornada com bandeiras do protocolo e uma tarja identificativa. Este marco histórico é um momento de orgulho para a comunidade local, que se reúne para comemorar a rica herança cultural e musical da SMS, verdadeiro símbolo de identidade e coesão social em Santana.Porém, o dia 1 de setembro é também o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, que foi instituído oficialmente pelo Governo português, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2013, aprovada em 14 de agosto de 2013. Este ano é, e pela primeira vez - no âmbito das celebrações do Dia Nacional de Bandas Filarmónicas - que a Confederação Musical Portuguesa (CMP) organiza e, uma vez que as datas são coincidentes, associe o aniversário integrando-o nas comemorações oficiais nacionais do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas 2024, homenageando solenemente a Banda de Santana.
Assim, no domingo dia 1 pelas 10h30, será escutado o Hino da SMS ao som da Banda de Santana, enquanto se hasteia a bandeira da coletividade e outras, como manda a tradição, cerimónia essa que simboliza o início do dia festivo.
A Santa Missa será pelas 12h00, antecedida de uma romagem ao cemitério homenageando todos aqueles que ao longo dos anos deram o melhor de si em prol da Santanense.
Às 13h00, na sede da Sociedade Musical Santanense, terá lugar o tradicional almoço-convívio. Este evento é um dos pontos altos das comemorações, reunindo não apenas os músicos, mas também muitos associados, amigos e entidades oficiais que se juntam para celebrar mais um ano de história desta importante instituição. O almoço será uma oportunidade para fortalecer laços, partilha de memórias e honrar o legado da SMS, num ambiente de confraternização e alegria.
O Concerto efetuado pela Banda de Santana ocorrerá a partir das 15h30, seguindo-se a Sessão Solene e outros cerimoniais que o Regulamento Interno determina, bem como a participação da CMP no concerto e na sessão solene comemorativa, que será, simbolicamente, o centro das comemorações nacionais, culminado com o tradicional entoar dos “Parabéns” e os respetivos ingredientes que lhe estão associados.
Francisco M. Relva Pereira, maestro da Banda de Santana, termina a nota que nos enviou com um “eferreá” à Sociedade Musical Santanense pelo seu 130º aniversário!
Sem comentários:
Enviar um comentário