quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Encontro Ibérico de Bandas em Santana: tradição bem enraizada realiza-se no próximo domingo

Este ano, o 34º Encontro de Bandas em Santana, na Figueira da Foz, será particularmente especial. Embora o evento já seja uma tradição bem enraizada no “burgo”, o do próximo dia 8 de setembro terá um caráter único: pela primeira vez, as bandas convidadas são todas provenientes de Espanha, que se juntarão à Sociedade Musical Santanense (SMS). Esta novidade promete enriquecer ainda mais o intercâmbio cultural e musical dos dois países, proporcionando ao público uma experiência diversificada e memorável, onde as tradições musicais de Portugal e Espanha se encontram e se realizam em conjunto.
Neste encontro, a Banda de Música da Associação Músico Crisanto, que abrange as localidades de Rábade, Begonte, Outeiro de Rei e Friol, em Lugo, sob a direção do Maestro Armando Morales, e a Banda de Música de Salvaterra de Miño cujo diretor é Daniel Gregori, serão as associações musicais espanholas que viajarão até Portugal.

No dia anterior, chegarão as comitivas, as quais poderão apreciar as belas paisagens e os aprazíveis locais mais emblemáticos de Santana e da Figueira da Foz.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho as três comitivas serão recebidos pelo Presidente da Câmara, seguindo-se um desfile pela cidade.

No dia 8, em Santana a partir das 14h45, haverá a receção oficial às entidades que nos visitam e às bandas já referidas, havendo um pequeno desfile que parte de vários pontos da localidade até à Sede da Banda de Santana. A execução conjunta do tema “Santana a Cantar” terá um sabor especial. Já no Salão de Festas, será a vez de cada uma delas mostrar a sua performance musical nos concertos individuais, não faltando as intervenções e troca de lembranças ocasionais e o lanche ajantarado nas instalações anexas.

Inserido no 130º aniversário da SMS, recorde-se que esta é mais uma organização da Santanense com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova e de outras empresas e anónimos que contribuem para que estas comemorações e outras iniciativas se possam realizar.

(Texto enviado por Francisco M. Relva Pereira, maestro da Banda de Santana)

Sem comentários: