segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Livro 'Breve Infinito - O Cais Anterior' de João Miranda vai ser apresentado no Auditório do Museu

Vai ser apresentado no Auditório Madalena Biscaia Perdigão, e por Pedro Biscaia, o livro de José Miranda “Breve Infinito - O Cais Anterior”. Esta apresentação decorrerá na próxima quinta-feira, 19 de dezembro, pelas 18h30.

“Duas personagens que afinal são quatro. Um homem que convive com o catraio que antes foi e uma mulher com a rapariga que um dia fora, ambos carreando para hoje reminiscências do passado.

Cruzámos-nos com um retornado que vem a descobrir que é irmão do homem. Encontramos um emigrante que vive o Maio de 68, o 25 de Abril e chora hoje com as músicas revolucionárias, ainda que tenha passado a vida toda a lutar tão-somente pela subsistência.

Descobrimos uma família poderosa, cheia de contradições, que acaba por ligar todos os protagonistas, aparentemente afastados, mas tão próximos. O homem vive o sonho de escrever um livro para o qual não consegue encontrar um tema. E, nessa busca baldada de um assunto, depara-se, sem dar conta, com a vida toda, o maior dos temas...”

….....................................

José Miranda nasceu em Coimbra, em 1949, ainda que seja natural de Oliveira do Hospital. Reside na Figueira da Foz há mais de 30 anos, com algumas ausências pelo meio.

Frequentou, nas Universidades de Lisboa e de Coimbra o curso de Direito, que viria a desenvolver, em relação a si, uma manifesta incompatibilidade. Perante esta evidência não o concluiu para descanso de ambos.

Em 25 de Abril de 1974, integrou a força militar que ocupou os estúdios da RTP ao Lumiar, em Lisboa, uma das poucas conquistas que levou a cabo.

Cumpriu mais de uma década da sua vida no Estabelecimento Prisional instalado no edifício da Polícia Judiciária em Lisboa, onde desempenhou as funções de técnico do então criado Instituto de Reinserção Social.

A partir de 1990 e até se reformar, fez parte dos quadros do Banco Comercial Português (…/...) e numa idade em que os menos prevenidos poderiam esperar, com legitimidade irrefutável, maior bom senso da sua parte, atreve-se à publicação deste segundo livro...

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Concerto de Natal e audição musical da Banda de Santana

A Banda de Santana (SMS) está a preparar o seu concerto de Natal que será apresentado no próximo sábado dia 14 de dezembro com inicio às 17h30 no seu Salão de Festas.

Nesta época festiva, de alegria e espírito de união, este evento especial contará com a apresentação de várias atuações, começando com o concerto de Natal pela banda, que trará músicas icónicas desta quadra tão significativa e essencialmente de espírito de paz, de partilha e de confraternização familiar.

Nesse dia, haverá também a oportunidade de realizar o sorteio das rifas do cabaz de Natal, recheados de produtos típicos da época natalícia e que foram oferecidos pelos sócios e amigos. As ajudas angariados destinam-se a cobrir os diversos investimentos permanentes que são necessários para a manutenção e melhoria da sede, do edifício de apoio, da Banda, da Escola de Música e de outras infraestruturas da coletividade

O dia culminará com a apresentação do coro, composto pelos alunos e dos seus encarregados de educação, proporcionando um final emocionante e com um forte espírito comunitário.

APP marcou presença num Seminário Económico em Amesterdão que contou com a participação do presidente dos Conselhos de Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz

A APP – Associação dos Portos de Portugal participou esta terça-feira no Seminário Económico “A Blue Connection – Portugal & The Netherlands”, um evento organizado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e pela Nederland Maritiem Land (NML), o cluster marítimo neerlandês. O seminário, que decorreu em Amesterdão, Países Baixos, contou com a presença de diversas entidades de alto nível e líderes empresariais de Portugal e dos Países Baixos, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e explorar oportunidades no setor da Economia Azul.Eduardo Feio, Presidente dos Conselhos de Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, participou no painel dedicado ao tema “The Future of (Naval) Shipping, Ports and Shipbuilding (Shipping and Ports & Shipbuilding and Refit)”, em representação da APP - Associação de Portos de Portugal. Na mesa redonda foram abordados temas revelantes para o setor portuário português e dos Países Baixos relativos ao futuro sustentável da economia azul. A visão geral dos portos portugueses e as suas capacidades logísticas; a indústria naval portuguesa; projetos de energia eólica offshore; combustíveis alternativos, bem como o desenvolvimento de corredores verdes e uso de metanol e amónia, como alternativas sustentáveis no setor marítimo; digitalização para simplificação e automação dos processos logísticos; soluções sustentáveis de fornecimento de energia elétrica aos navios atracados (OPS), reduzindo as emissões nos portos; assim como o investimento em terminais portuários e áreas logísticas, como terminais secos e ferroviários que reforcem a infraestrutura portuária, foram alguns dos temas abordados no painel.

O painel contou também com a presença de Annet Koster, Diretora da KNVR, Jan-Wim Dekker, CCO da DAMEN, Dorine Bosman, CEO do Porto de Amesterdão, Nuno Santos, CEO da Lisnave, Albrecht Gundermann, CEO da EUROMAR e representante da Associação Internacional de Armadores Europeus de Portugal.

O seminário incluiu ainda painéis de discussão sobre temas centrais para o futuro do setor marítimo, como as energias renováveis offshore, as atividades portuárias, a biotecnologia marítima e a observação oceânica. O evento proporcionou um fórum único para a partilha de ideias, políticas e tendências que visam o desenvolvimento sustentável da Economia Azul em ambos os países.

O evento integrou o programa da Visita Oficial do Presidente da República Portuguesa aos Países Baixos, que decorreu nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, a convite de Suas Majestades o Rei Willem-Alexander e a Rainha Máxima.

O seminário culminou com uma sessão de networking, onde todos os participantes tiveram oportunidade de estabelecer contactos diretos, promover parcerias e discutir futuras colaborações entre empresas e entidades portuguesas e neerlandesas, reforçando os laços comerciais e de inovação no setor da Economia Azul.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Banda de Santana homenageou músicos com 60 e 35 anos em atividade

Foi no passado dia 1 de setembro, aquando do 130º aniversário da Banda de Santana, que foram homenageados entre outros, dois músicos que há 60 e 35 anos tocam música e não só na sua “querida banda de música”.
Foram eles, Adalberto Fernando Marques Figueiredo, mais conhecido por Fernando Manecha que nasceu em 1951, o qual foi aprender música na Filarmónica Santanense com o então maestro Manuel Maria Pleno, tendo-se estreado um ano depois a tocar clarinete/soprano de 13 chaves na noitada de S. Tomé em Ferreira-a-Nova do dia 24 de julho de 1964.

Desde há muitos anos a esta parte, como monitor da Escola de Música e como Músico, não recebe qualquer remuneração pelos serviços prestados à “sua” coletividade, sendo neste momento executante de clarinete/baixo e um “polivalente” para todo o serviço.

…...............................

Tendo iniciado em Soprano, a Manuela Grou atualmente a tocar alto, completou em maio 35 anos a tocar música, a envergar a farda de Santana e a espalhar "magia" com o seu instrumento, cujas suas interpretações e capacidades musicais são muito apreciadas.

Discreta, competente e motivadora, tem ao longo da sua carreira musical pautado a sua presença igual a si própria: boa executante, ponderada, ativa e sempre apta para o necessário, incutindo confiança e respeito tanto no palco como fora dele.

Se dúvidas houvessem, nem o seu casamento a conseguir “divorciar” da música e como mãe de dois filhos, continua ainda a ter tempo para os seus compromissos profissionais de grande responsabilidade, familiares e musicais! Ou seja, quando se gosta mesmo de música, consegue-se ultrapassar montanhas e… arranja-se tempo para tudo, até para ir aos ensaios, festas, concertos, elaborar cartazes com o marido e ser pró-ativa nas diversas atividades que a Coletividade efetua.

Festejar músicos com 60 e 35 anos de atividade é um verdadeiro testemunho de dedicação, paixão e amor à música. Estes “veteranos” devem ser o orgulho dos santanenses, fazem parte e contribuíram enormemente para a história e a evolução da banda, sendo exemplos e fontes de inspiração para os mais jovens.

Parabéns!...extensivos aos seus parentes e que assim continuem por muitos anos junto desta sua outra família!

(Extrato de texto enviado pelo maestro da Banda de Santana, Francisco M. Relva Pereira, na foto acompanhado dos homenageados)

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram na apresentação da "Estratégia Logística de Castela e Leão – 2030"

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz marcaram presença na apresentação da “Estratégia Logística de Castela e Leão – 2030”, um evento organizado pela Junta de Castela e Leão, realizado no dia 2 de dezembro, no Museu da Ciência, em Valladolid, Espanha.

O Presidente dos Conselhos de Administração do Porto de Aveiro, S.A. e do Porto da Figueira da Foz, S.A., Eduardo Feio, integrou a mesa redonda dedicada ao tema “A Intermodalidade como chave para o futuro do transporte e da logística”. O debate, moderado por Ramón Vázquez, Presidente da ACTE Associação dos Centros de Transporte e Logística de Espanha, contou com a participação de diversos representantes do setor, nomeadamente, Juan Castellet, Presidente do Conselho Nacional de Transportes Terrestres e CETM Multimodal, César Díaz Maza, Presidente da Autoridade Portuária de Santander, David Díaz Peña, Diretor de Tracción Rail, Pablo Hoya, Diretor da Zaldesa S.A.U., e Juan Carlos Martín, Diretor Geral do Centro de Transportes de Burgos.

Na sua intervenção, Eduardo Feio sublinhou os serviços atualmente prestados pelos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, destacando como estes contribuem para o desenvolvimento de uma estratégia logística intermodal. Entre os projetos considerados estratégicos, foram mencionados o desenvolvimento do Terminal Intermodal do Porto de Aveiro, a valorização da infraestrutura ferroviária do Porto da Figueira da Foz, e o progresso da plataforma intermodal da Pampilhosa. Destacou ainda o fortalecimento da parceria histórica entre estes portos e a Zaldesa, em Salamanca, que será impulsionada com a conclusão do Terminal Intermodal de Salamanca.

A reabertura da linha da Beira Alta e o desenvolvimento do terminal da Guarda foram igualmente identificados como iniciativas essenciais para reforçar a intermodalidade, valorizando o corredor atlântico e estreitando as relações económicas entre a região de Castela e Leão e a Região Centro de Portugal.

Além disso, foram ainda destacados os projetos de melhoria das acessibilidades dos portos, com o do Porto da Figueira da Foz em fase de consignação de obra e o do Porto de Aveiro com a recente adjudicação do projeto e do estudo de impacto ambiental. A aposta na digitalização dos portos também foi destacada como um fator crucial para promover novos serviços intermodais, contribuir para os objetivos de descarbonização da União Europeia e, ainda, melhorar a competitividade económica entre as duas regiões.

Com esta presença os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz reafirmam o papel estratégico destas infraestruturas na promoção da intermodalidade e no fortalecimento das relações comerciais entre a região Centro de Portugal e a região de Castela e Leão, em Espanha.