terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram na apresentação da "Estratégia Logística de Castela e Leão – 2030"

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz marcaram presença na apresentação da “Estratégia Logística de Castela e Leão – 2030”, um evento organizado pela Junta de Castela e Leão, realizado no dia 2 de dezembro, no Museu da Ciência, em Valladolid, Espanha.

O Presidente dos Conselhos de Administração do Porto de Aveiro, S.A. e do Porto da Figueira da Foz, S.A., Eduardo Feio, integrou a mesa redonda dedicada ao tema “A Intermodalidade como chave para o futuro do transporte e da logística”. O debate, moderado por Ramón Vázquez, Presidente da ACTE Associação dos Centros de Transporte e Logística de Espanha, contou com a participação de diversos representantes do setor, nomeadamente, Juan Castellet, Presidente do Conselho Nacional de Transportes Terrestres e CETM Multimodal, César Díaz Maza, Presidente da Autoridade Portuária de Santander, David Díaz Peña, Diretor de Tracción Rail, Pablo Hoya, Diretor da Zaldesa S.A.U., e Juan Carlos Martín, Diretor Geral do Centro de Transportes de Burgos.

Na sua intervenção, Eduardo Feio sublinhou os serviços atualmente prestados pelos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, destacando como estes contribuem para o desenvolvimento de uma estratégia logística intermodal. Entre os projetos considerados estratégicos, foram mencionados o desenvolvimento do Terminal Intermodal do Porto de Aveiro, a valorização da infraestrutura ferroviária do Porto da Figueira da Foz, e o progresso da plataforma intermodal da Pampilhosa. Destacou ainda o fortalecimento da parceria histórica entre estes portos e a Zaldesa, em Salamanca, que será impulsionada com a conclusão do Terminal Intermodal de Salamanca.

A reabertura da linha da Beira Alta e o desenvolvimento do terminal da Guarda foram igualmente identificados como iniciativas essenciais para reforçar a intermodalidade, valorizando o corredor atlântico e estreitando as relações económicas entre a região de Castela e Leão e a Região Centro de Portugal.

Além disso, foram ainda destacados os projetos de melhoria das acessibilidades dos portos, com o do Porto da Figueira da Foz em fase de consignação de obra e o do Porto de Aveiro com a recente adjudicação do projeto e do estudo de impacto ambiental. A aposta na digitalização dos portos também foi destacada como um fator crucial para promover novos serviços intermodais, contribuir para os objetivos de descarbonização da União Europeia e, ainda, melhorar a competitividade económica entre as duas regiões.

Com esta presença os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz reafirmam o papel estratégico destas infraestruturas na promoção da intermodalidade e no fortalecimento das relações comerciais entre a região Centro de Portugal e a região de Castela e Leão, em Espanha.

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