Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram na apresentação da "Estratégia Logística de Castela e Leão – 2030"
Os Portos de Aveiro e da Figueira
da Foz marcaram presença na apresentação da “Estratégia
Logística de Castela e Leão – 2030”, um evento organizado pela
Junta de Castela e Leão, realizado no dia 2 de dezembro, no Museu da
Ciência, em Valladolid, Espanha.
O Presidente dos Conselhos de
Administração do Porto de Aveiro, S.A. e do Porto da Figueira da
Foz, S.A., Eduardo Feio, integrou a mesa redonda dedicada ao tema “A
Intermodalidade como chave para o futuro do transporte e da
logística”. O debate, moderado por Ramón Vázquez, Presidente da
ACTE Associação dos Centros de Transporte e Logística de Espanha,
contou com a participação de diversos representantes do setor,
nomeadamente, Juan Castellet, Presidente do Conselho Nacional de
Transportes Terrestres e CETM Multimodal, César Díaz Maza,
Presidente da Autoridade Portuária de Santander, David Díaz Peña,
Diretor de Tracción Rail, Pablo Hoya, Diretor da Zaldesa S.A.U., e
Juan Carlos Martín, Diretor Geral do Centro de Transportes de
Burgos.
Na sua intervenção, Eduardo Feio
sublinhou os serviços atualmente prestados pelos Portos de Aveiro e
da Figueira da Foz, destacando como estes contribuem para o
desenvolvimento de uma estratégia logística intermodal. Entre os
projetos considerados estratégicos, foram mencionados o
desenvolvimento do Terminal Intermodal do Porto de Aveiro, a
valorização da infraestrutura ferroviária do Porto da Figueira da
Foz, e o progresso da plataforma intermodal da Pampilhosa. Destacou
ainda o fortalecimento da parceria histórica entre estes portos e a
Zaldesa, em Salamanca, que será impulsionada com a conclusão do
Terminal Intermodal de Salamanca.
A reabertura da linha da Beira
Alta e o desenvolvimento do terminal da Guarda foram igualmente
identificados como iniciativas essenciais para reforçar a
intermodalidade, valorizando o corredor atlântico e estreitando as
relações económicas entre a região de Castela e Leão e a Região
Centro de Portugal.
Além disso, foram ainda
destacados os projetos de melhoria das acessibilidades dos portos,
com o do Porto da Figueira da Foz em fase de consignação de obra e
o do Porto de Aveiro com a recente adjudicação do projeto e do
estudo de impacto ambiental. A aposta na digitalização dos portos
também foi destacada como um fator crucial para promover novos
serviços intermodais, contribuir para os objetivos de
descarbonização da União Europeia e, ainda, melhorar a
competitividade económica entre as duas regiões.
Com esta presença os Portos de
Aveiro e da Figueira da Foz reafirmam o papel estratégico destas
infraestruturas na promoção da intermodalidade e no fortalecimento
das relações comerciais entre a região Centro de Portugal e a
região de Castela e Leão, em Espanha.
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