quinta-feira, 10 de abril de 2025

Utentes da Misericórdia Obra da Figueira visitaram um antigo moinho em Moinhos da Gândara

No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos / Moinhos Abertos - que se comemora a 07 de abril - um grupo de utentes do Lar de Santo António e Lar Silva Soares da Misericórdia Obra da Figueira, foram visitar um antigo Moinho, em Moinhos da Gândara.
Este moinho, que foi inaugurado em 2006 por persistência da Mó Gândara – Associação Cívica de Defesa dos Moinhos e do Ambiente, foi adquirido e restaurado recentemente pela Autarquia Figueirense, com um investimento total de 136 763,85€, com o objetivo de dar a conhecer ao público e a quem o visita, como era fazer a farinha para a broa ou o pão ou mesmo o farelo para os animais.

A génese deste projeto remonta a 2018, quando o Município adquiriu o Complexo Molinológico à Mó Gândara – Associação Cívica de Defesa dos Moinhos e do Ambiente, entidade que, no início do século XXI, identificou e recuperou as ruínas de dois moinhos históricos que laboravam na mesma linha de água.
“O Centro Interpretativo foi pensado para ser mais do que um museu”, explica a Câmara Municipal. “É um espaço pedagógico e cultural, onde a comunidade e os visitantes podem aprender sobre a importância histórica dos moinhos, enquanto refletem sobre a sustentabilidade e o valor da preservação patrimonial”.

No local estão expostas zonas não só de moagem mas também um antigo borralho com as características panelas de ferro, assim como outros objetos da época que os utentes tão bem reconheceram e recordaram da sua infância e juventude, onde há oportunidade de pôr "as mãos na massa" para cozer broa ou fazer tortas diversas com chouriço, sardinha, etc.

A visita, orientada e explicada por José Cabete coautor da remodelação do moinho, só foi possível pela colaboração da Câmara Municipal com a cedência de transporte.

domingo, 6 de abril de 2025

Projeto da Associação Novo Olhar (ANO) sobre a Intervenção Social na Figueira da Foz

A Associação Novo Olhar (ANO) dá corpo ao projeto PERSONAL-IDADES, um marco na intervenção social da Figueira da Foz, integrado no Contrato Local de Desenvolvimento Social 5ª Geração (CLDS5G). Com um modelo inovador, este projeto não apenas responde às necessidades identificadas no território, mas também reforça a inclusão e a coesão social através de ações concretas, personalizadas e descentralizadas, que promovem o bem-estar e a igualdade de oportunidades para todos.

A intervenção do projeto PERSONAL-IDADES vai consolidar uma rede de suporte e desenvolvimento que acompanha cada indivíduo e comunidade ao longo da vida, desde a infância à terceira idade. É um pacto sólido com a inclusão e a dignidade, impulsionando mudanças positivas e sustentáveis nos próximos quatro anos. Com um olhar atento e sensível, o projeto aposta na proximidade e na escuta ativa como pilares fundamentais para uma intervenção eficaz e duradoura.
A intervenção será implementada em todas as freguesias do Município, com maior  cidência nas zonas de maior vulnerabilidade social, conforme identificado nos Diagnósticos Sociais e Planos de Desenvolvimento Social (PDS) da Figueira da Foz, atualizados em 2024.
O PERSONAL-IDADES distingue-se pela sua abordagem humana e inovadora,
moldada para se adaptar às reais necessidades da comunidade, tornando-se um verdadeiro motor de transformação social. Mais do que um projeto, trata-se de um compromisso coletivo que coloca cada pessoa no centro da ação.

Esta abordagem integrada resulta da colaboração entre diversos parceiros locais e beneficiários de programas anteriores.

O projeto PERSONAL-IDADES será conduzido por uma equipa multidisciplinar, que atuará em diversas frentes: combate ao desemprego, capacitação de famílias com crianças e jovens a cargo, apoio a comunidades vulneráveis, promoção do envelhecimento ativo, apoio à população sénior, desenvolvimento comunitário e respostas em situações de emergência e exceção.

Este projeto reforça a complementaridade com as respostas já existentes no município, garantindo que a ação incida nas franjas populacionais menos protegidas e oferecendo suporte em todas as fases do ciclo de vida.

O trabalho em rede, realizado com o empenho de todos os intervenientes, é essencial para garantir um impacto real e duradouro nas populações mais necessitadas. Para mais informações, contacte-nos através do e-mail (novolhar.cldsg@gmail.com), pelo telefone 961042015 ou visite a página de Facebook CLDS5G da Figueira da Foz.