145 anos da Filarmónica Dez de Agosto serão comemorados no próximo domingo dia 10 de agosto!
A Sociedade Filarmónica Dez de Agosto vai assinalar, no próximo domingo, 145 anos de existência.Dia de aniversário do qual constam várias iniciativas: uma sessão, às 15h30, na sua sede na Rua das Rosas, 45, com a atuação do Grupo de Cantares da Dez de Agosto sob a direção da maestrina Sílvia Marina; de uma palestra pela historiadora Inês Pinto, acerca da Figueira do século XIX, centúria na qual foi fundada esta coletividade aniversariante; e um momento alto que serão os prémios à Excelência em que a Dez de Agosto volta a reconhecer nomes fundamentais na vida da Figueira da Foz.
Este ano são homenageados a centenária Casa Rádio, José António Teixeira pela sua entrega, arte e dedicação com um importante trabalho voluntário pela fotografia, e o provedor da Misericórdia Obra da Figueira dr. Joaquim Manuel Barros de Sousa pelo seu valor e excelência afirmando a organização que tem sido um dos mais notáveis figueirenses das últimas décadas com relevante projeção nacional.
Será também anunciado o lançamento de um livro dedicado à história da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto, coletividade marcante na cultura e nas tradições figueirenses, obra de autoria do memorialista Jorge Lé em parceria com Jacinto Camelo.
E às 21h30 na Praça Nova, com entrada livre, haverá uma Serenata do Mondego especial em tributo à aniversariante Dez de Agosto com atuação dos fadistas figueirenses Margarida Carvalho, Cris Caixeiro e José Elísio, acompanhados, pelas violas de Vítor Morgado e Luis Ligeiro e pelo guitarrista Carlos Ligeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário