quinta-feira, 1 de julho de 2010

Figueira da Foz - CNO ACIFF aposta na qualidade

Realizou-se no dia 29 de Junho nas instalações do CNO ACIFF a primeira reunião de Autoavaliação dos Centros Novas Oportunidades (cluster C) com a presença dos CNOs da Associação Comercial Industrial da Figueira da Foz, Cruz Vermelha Portuguesa (Figueira da Foz), Associação Comercial de Coimbra, Agrupamento de Escolas António José de Almeida, Centro De Formação Profissional de Coimbra II (Cantanhede), Escola Secundária de Cantanhede e Escola Secundária de Oliveira do Bairro orientada por Hugo Caldeira, Investigador da Universidade Católica e do CESOP (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião).
Sendo a Iniciativa Novas Oportunidades um dos mais importantes programas públicos no âmbito da qualificação da população portuguesa, com elevado alcance político e consequente mobilização de avultados recursos nacionais/comunitários, a submissão a uma avaliação externa - independente e de carácter académico - surge como inevitável.
Com o objectivo de prestar contas do trabalho em curso de forma transparente, isenta e aberta, submetendo-o à discussão pública e à opinião de pontos de vista de outros estudiosos, peritos e académicos, a Universidade Católica, responsável pela Avaliação Externa da Iniciativa Novas Oportunidades -Eixo Adultos, está a apoiar a implementação de um sistema de autoavaliação nos Centros Novas Oportunidades.
Este trabalho, iniciado em 2009 com os centros criados antes de 2008, promove actualmente a implementação do modelo com os centros criados posteriormente.
A autoavaliação é hoje uma modalidade fundamental na melhoria do desempenho das organizações. O projecto em curso consistiu na adaptação do modelo de Autoavaliação CAF (Common Assessement Framework) às especificidades dos Centros Novas Oportunidades. Das adaptações efectuadas destaca-se a utilização de uma plataforma de indicadores de desempenho dos vários Centros com benchmarking, entre unidades territoriais de Centros, online em tempo real.
Potenciando-se a criação de redes locais de desenvolvimento, no final do processo será elaborado um relatório de autoavaliação e um Plano de Acções de Melhoria a implementar.

Sem comentários: