quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Figueira da Foz = Eventos do 1º trimestre de 2012

Já está disponível a Agenda de Eventos da Figueira da Foz para os primeiros três meses de 2012.
Agora com uma nova imagem, esta Agenda reúne num formato “reversível” toda a informação relativa ao Centro de Artes e Espetáculos (CAE), combinada com os eventos do Concelho por data, incluindo Museu Municipal Santos Rocha e Núcleos Museológicos do Mar e do Sal.
Este trimestre é, sem dúvida, marcado pelo Carnaval, dias 19 e 21 de Fevereiro, cujo programa será apresentado brevemente e que vai com certeza captar a atenção de centenas de participantes e de muito público.
Em destaque o CAE apresenta a pianista sul-coreana Young-Choon Park, a 28 de Janeiro; os Clã, com Disco Voador, a 25 de Fevereiro; Be-DOM, grupo de percussão alternativa, a 3 de Março; a 24, uma das mais conhecidas bandas do Pop/Rock português: GNR. O Teatro também marca presença com Quantos Queres – Impolaroid, a 4 de Fevereiro; Bruno Nogueira e Miguel Guilherme relatam-nos o dia-a-dia de dois amigos na comédia É Como Diz o Outro, a 10 de Março.
O CAE vai ainda acolher diversas exposições destacando-se, de 14 de Janeiro a 26 de Fevereiro o pintor António Gonçalves com Probabilidades – Pintura e Desenho e Nada na Manga, retrospetiva de 50 anos de pintura de Heitor Chichorro. Vai estar patente, também, no âmbito do Ciclo de Cinema, de 20 de Janeiro a 26 de Fevereiro, uma exposição relativa ao Teatro Parque Cine.
A programação do CAE inclui o 1º Concurso Banda Rock Jovem da Figueira, a 17 de Fevereiro, com a participação especial da banda Trabalhadores do Comércio e a 2ª edição dos Encontros Corais Lopes-Graça, entre 11 de Fevereiro e 20 de Maio, na qual participa o Coral David Sousa.
No Museu Municipal Santos Rocha chamamos a atenção para as várias atividades do Serviço Educativo, assim como para a exposição de azulejaria de Arte Nova, patente até 10 de Março.
O Núcleo Museológico do Mar acolhe, em Janeiro, uma exposição cedida pelo Município da Nazaré – O Mar da Nazaré.
Já no Núcleo Museológico do Sal as Memórias de Sal andam à solta e estão patentes até 5 de Fevereiro.
Ao nível do Concelho destacamos o teatro, no Sítio das Artes, a 14 de Janeiro, A mulher que olhou para cima e a 17 de Março O Suicidota;
No desporto realçamos a 2ª Edição na Figueira da Foz da World Harmony Run, a 23 de Fevereiro, à qual se espera adiram novamente centenas de participantes.
Relembramos ainda a realização da Feira Franca de Coleccionismo, Antiguidades e Velharias - Buarcos, e da Feira Franca da NUFICOL no Jardim Municipal da Figueira da Foz.
Neste trimestre as curiosidades sobre a cidade realçam as personalidades e feitos do distinto figueirense Fernando Augusto Soares a quem se deve, entre outras, a obra do Teatro da Trindade de Buarcos e a de António da Silva Guimarães, cujo nome foi dado à Esplanada que se debruça sobre a avenida 25 de Abril, e que em 1870 fundou a Empresa das Minas de Carvão do Cabo Mondego. Atentas as personalidades do trimestre, os espaços em foco são o Complexo Industrial do Cabo Mondego e o Teatro Trindade de Buarcos.

Sem comentários: