terça-feira, 29 de maio de 2012

XIII Encontro de Militares Músicos em Coimbra

Decorreu no passado dia 26 do corrente, mais um convívio que juntou cerca de 200 militares músicos do Exército de todo o País.
Estes encontros nasceram através da necessidade de convívio, após os militares músicos passarem à situação de disponibilidade, a fim de se trocarem impressões e memórias da vida militar e mais concretamente do ambiente musical que viveram nas Bandas onde estiveram colocados. A partir de 1974/75 tiveram o seu início através dos músicos da Guarnição Militar de Lisboa, no entanto só em 1999 é que estes almoços se começaram a realizar com regularidade, sendo que o espírito de camaradagem e de amizade motivaram e deram corpo e expressão a esta realidade.
Em Outubro de 1999, no primeiro almoço/convívio que decorreu em Queluz participaram 20 elementos, no entanto foi decidido que o mesmo fosse alargado às famílias e realizado todos os anos, sempre no último sábado de Maio de forma que não coincidisse com os compromissos/obrigações musicais que cada um tem no âmbito das Bandas e Orquestras.
Assim em 2000, Aveiro é o palco de concentração/convívio seguindo-se: Quinta do Anjo, Silves, Reguengos de Monsaraz, Alcochete, Aveiro, Quinta do Anjo, Azeitão, Aveiro, Alcochete, Tomar e Coimbra, que decorreu na Quinta do Pingão em Ançã, devido às condições naturais que este Restaurante oferece, estando a comissão organizadora de parabéns pelo empenhamento e tratamento de excelência que a todos surpreendeu e agradou. Para o ano, o mesmo evento vai realizar-se na Guarnição Militar do Porto, dando assim cumprimento ao desejo de que o mesmo se efetue por todo o país.
Reviver camaradas que já não se cruzam à não sei quantos anos, travar conhecimento com outros doutras zonas do País, trocar antigas e atuais impressões e experiências musicais, relembrar histórias e episódios militares e musicais e passar umas boas horas de confraternização e convívio com algumas figuras de referência no panorama musical português, são alguns dos ingredientes que fazem parte da ementa anual destes encontros.
Francisco Manuel Relva Pereira – SChefe Músico do Exército

Sem comentários: