segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Escola de Abadias na Lituânia – Projeto Comenius /“The water around us”

No âmbito do Programa Europeu Comenius, a Escola EB1 Abadias participa desde o ano 2011/12 numa parceria de aprendizagem subordinada ao tema «The water around us». 
Esta parceria envolve escolas do ensino básico de França (Collorgues), de Inglaterra (Norwich), da Polónia (Somonino), da Lituânia (Kaunas) e da Grécia (Vlachata, Kefallonia). 
Ao longo dos dois anos do projeto realizam-se atividades comuns relacionadas ao tema, com partilha de materiais que possibilitam um conhecimento da realidade de cada região, bem como das línguas e culturas. Neste momento a parceria trabalha histórias tradicionais relacionadas com a água, que serão partilhadas e exploradas pelos alunos de todas as escolas envolvidas. Das atividades previstas para este ano salientam-se ainda a partilha de receitas da gastronomia local e a construção de um dicionário ilustrado de palavras das diferentes línguas. 
Para preparação e coordenação das várias atividades e para um conhecimento mais profundo das realidades de cada país, o projeto prevê a deslocação de docentes e alunos aos vários países parceiros. Foi neste contexto que, de 16 a 21, de Outubro, professores da Escola EB1 de Abadias se deslocaram à Lituânia para conhecerem a escola parceira e o meio em que está inserida. Aqui discutiram e avaliaram o trabalho desenvolvido e programaram os próximos meses. Ainda este mês, de 25 a 28 de Outubro, a escola receberá um grupo de alunos e professores da escola inglesa.

Sem comentários: