quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

1º Concurso Concelhio de Leitura decorreu no CAE

Realizou-se na passada quarta-feira, no Centro de Artes e Espectáculos, a final do “1º Concurso Concelhio de Leitura” dirigido às escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico do concelho, iniciativa organizada pelo município da Figueira da Foz em colaboração com o Grupo de Trabalho Concelhio para a Rede de Bibliotecas Escolares e os estabelecimentos de ensino deste concelho. 
A jornalista Andreia Gouveia apresentou o evento que se iniciou com uma prova escrita para os alunos concorrentes, e deu a conhecer a atividade “História a Várias Mãos”, que visou uma experiência de escrita criativa e colaborativa sobre o tema da leitura. De seguida, alunos e professores dirigiram-se ao Auditório Municipal, onde o Serviço Educativo do Museu Municipal exibiu um teatro de sombras, baseado na vida e obra do fundador do Museu, António dos Santos Rocha. 
Após o lanche, seguiu-se a prova oral para os seis alunos finalistas. O júri, constituído pelo Vereador da Cultura, António Tavares, Graça Barão, Júlia Seiça e Isabel de Sousa, professoras e bibliotecárias escolares, e pelo escritor figueirense Rui Matos, decidiu atribuir os três primeiros prémios a: 
Sofia Duarte, aluna do 5º ano na Escola Infante D. Pedro, Soraia Ramalho do 6º ano, Escola Dr. Pedrosa Veríssimo, e Laura Sarmento, 5º ano, Escola Infante D. Pedro. 
Esta iniciativa inseriu-se no âmbito das comemorações da “Semana da Leitura” e teve como objetivo promover e incentivar, sobretudo nos mais novos, o hábito e o gosto pela leitura e pela escrita.

Sem comentários: