terça-feira, 2 de abril de 2013

"Plano C: o Combate da Cidadania"–Livro com prefácio de D. Duarte de Bragança

O IDP – Instituto da Democracia Portuguesa, apresenta no próxima dia 4 de abril, 5ª feira, às 21h30, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, o livro Plano C – o Combate da Cidadania, obra da autoria de 23 associados desta instituição, com prefácio de D. Duarte de Bragança, presidente honorário do IDP. 
A apresentação estará a cargo do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, vice-presidente de honra do IDP e figura de relevo nacional, particularmente ligado à Figueira da Foz por ser o autor do “Plano das Abadias”, e ainda do dr. Álvaro Neves da Silva, economista e ex-diretor de serviços da União Europeia e do professor João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa. Editada pela Bertrand, esta obra vem criar uma narrativa diferente, demonstrando que existem alternativas às políticas públicas que têm vindo a ser a implementadas no país e que têm contribuído para o empobrecimento de Portugal. 
O IDP é uma associação independente, fundada em 2007, que tem por vocação a intervenção cívica e a promoção de um debate sobre os desafios que se colocam à sociedade portuguesa. Presente em todo o país, conta com mais de 400 associados. 
(...) Sabemos como, no nosso Portugal, o acessório tantas vezes se sobrepõe ao essencial, o espetáculo à inteligência, a celebridade ao mérito, a imagem à eficácia, a aparência à produtividade. E com uma comunicação social que perdeu muito do seu poder de vigilância e testemunho, sentimo-nos perdidos, perdidos nas ideias que nos devem guiar nos caminhos da democracia portuguesa , afastados dos ideais que orientaram a nossa História e das pessoas às quais esses caminhos vão dar. (...) (do prefácio de D. Duarte de Bragança)

Sem comentários: