quinta-feira, 23 de maio de 2013

África como tema do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus

Visita guiada, música, dança e gastronomia
Foi com toda esta animação que se comemorou o Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus, no passado sábado, no Museu Municipal Santos Rocha. 
Inserido nas comemorações do 119º aniversário do museu, o programa “Maio é Museu” foi este ano dedicado a África tendo em conta o vasto espólio etnográfico existente no museu e as exposições patentes neste espaço: “De olhos nos olhos” (Fotografia de Maria João Arcanjo), “Memórias do olhar” (Pintura de Clotilde Fava) e “Olhar África entre dois céus” (Fotografia de Clara Ramalhão). 
 O presidente da câmara João Ataíde começou por dar as boas vindas aos representantes do Consulado Geral da República de Angola no Porto Pedro Miranda Brás, Presidente da Casa de Angola de Coimbra Bento Monteiro, e Presidente da Casa de Angola da Figueira da Foz José Manuel Vergueiro, tendo de seguida salientado a importância da realização de eventos culturais em espaços municipais e a sua consequente abertura aos cidadãos, fomentando assim a participação e a utilização dos referidos espaços, bem como a importância que África tem nas coleções do Museu. 
Por sua vez Bento Monteiro, agradeceu a importância dada pela Divisão de Cultura do Município da Figueira da Foz a África e nomeadamente a Angola, através das diversas atividades desenvolvidas durante este mês de maio. 
A inúmera assistência teve a oportunidade de assistir à atuação do Grupo Cordas Mágicas orientado pela professora Ana Bela Cruz que, entre outras, interpretou músicas de raiz angolana; do Grupo de Amigos do Centro Social Cova-Gala orientado por Joaquim Afonso e Maria Luísa Silva que apresentaram danças e tradições africanas, e do grupo de crianças do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Buarcos, sob orientação de Ingrid Miya Cuzner e Carla Simões, que presenteou o público com um momento de dança africana. 
E pelo segundo ano consecutivo realizou-se a atividade “Os cromos do Museu”, visita a peças das coleções permanentes e temporárias comentadas por personalidades de diversas áreas da cultura. Fizeram parte do grupo de convidados Luiz Cartario, Manuela Silva, Isabel Pereira, Nuno Bettencourt, Raquel Vilaça e António Tavares. 
Por iniciativa da Casa de Angola da Figueira da Foz, com coordenação de Filomena Mortágua, foi servido um prato de muamba no tacho que deliciou os presentes. Ao fim da noite foi servido um chá acompanhado por doçaria confecionada com ingredientes africanos.

Sem comentários: