segunda-feira, 13 de maio de 2013

Museu Santos Rocha com atividades sénior e infantil

“Ah! Já me lembro!” 
Na passada semana o museu municipal recebeu um grupo de cerca de 30 utentes do Lar Nossa Senhora da Encarnação o qual participou na atividade “Ah! Já me lembro!” dinamizada pela estagiária Marion Garcia Pereira, da licenciatura em Animação Cultural do Instituto Politécnico de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais). 
Os utentes foram convidados a relembrar história à volta de objetos em reserva no Museu, como candeias, máquinas de costura, ferros de engomar, relógios de sala, aventais, cartazes promocionais do São João, foquins, entre outros que suscitaram mais ou menos entusiasmo. A palmatória, ou “menina dos 5 olhos”, pertencente ao professor Goltz de Carvalho remeteu-os para os tempos em que eram alunos no ensino primário e a farda do Rancho do Vapor, levou-os a cantarolar o Hino Oficial do Município da Figueira da Foz, com letra de Pereira Correia e música de Dias Soares. 
Para além destas atividades desvendaram-se provérbios com recurso a sequências de imagens e um jogo da memória referente à sala de Arte Religiosa.
 ………………………………………………………… 
"Com sorte ou azar a escada terás de passar!" 
No dia 10 de maio, 6ª feira, o museu municipal Santos Rocha recebeu uma turma do 1º ano do 1º Jardim-Escola João de Deus para uma visita + jogo "Com sorte ou azar a escada terás de passar!".
 Esta atividade consistiu numa visita orientada às exposições permanentes com especial enfoque em algumas peças de relevo. Após a visita os alunos foram divididos em grupos e, de acordo com o número que lhes saiu em sorte ao lançarem o dado, iniciaram o jogo. Ao acertarem nas respostas às questões que lhes foram colocadas a respeito do que viram na visita inicial, avançavam duas casas, se errassem recuavam igualmente duas casas. 
No final ganhou a equipa que conseguiu fazer com que todos os seus elementos passassem e escada.

Sem comentários: