quinta-feira, 30 de maio de 2013

Uma noite no Museu…

No passado dia 24 de maio o Museu Municipal dr. Santos Rocha acolheu mais uma edição da iniciativa “Uma noite no Museu” integrada nas comemorações do Maio é Museu destinada a alunos do 3º CEB de escolas do concelho da Figueira da Foz.
 Este ano, participaram 20 alunos da Escola Secundária dr. Joaquim de Carvalho e 10 alunos do grupo de música Cordas Mágicas. 
Os alunos foram convidados a descobrir o Museu com diferentes formas de arte. 
Após a chegada houve um jantar partilhado e a primeira atividade da noite foi “À descoberta do Museu …com teatro” Orientados pelas professoras Lígia Bugalho e Margarida Bessone desenvolveram diferentes exercícios de postura corporal, respiração, projeção de voz que depois aplicaram em pequenas dramatizações pelas várias salas de exposição permanente. Um dos momentos altos, no que respeita ao teatro, foi a dramatização da narrativa “A rapariga que era curiosa” retirada da obra Contos Africanos, com seleção e transcrição de Lourenço do Rosário, na sala de exposição temporária “Memória do Olhar” de Clotilde Fava. 
“À descoberta do museu…com dança” foi o momento que se seguiu. Porque em 2013 se celebra o Ano do Brasil em Portugal, os participantes foram brindados com uma curta apresentação da Escola de Samba Unidos do Mato Grosso e a música Samba Enredo que nos conta a origem do tambor e da sua importância em África. Orientados por Marion Pereira, estagiária em Animação Cultural, os alunos aprenderam ainda os passos básicos do Kuduro, uma dança e género musical originária de Angola. 
 Os jogos de sombras levaram os alunos “À descoberta do museu e dos seus objetos”, sendo o único recurso o gesto. 
No final da noite, no jardim interior do museu e à volta da fogueira, o grupo Cordas Mágicas orientado pela professora Ana Bela Cruz efetuou a sua atuação, convidando todos os participantes a cantar melodias de vários cantos do mundo. 
Aos participantes foram ainda oferecidos bilhetes e vouchers gratuitos de visita ao Museu. 
A Divisão de Cultura agradece às diferentes entidades participantes e que tornaram esta ação possível: Escola Secundária com 3º CEB Dr. Joaquim de Carvalho, professoras Fernanda Sobral e Lígia Bugalho; grupo de música Cordas Mágicas e professora Ana Bela Cruz; Escola de Samba Unidos do Mato Grosso e estagiária Marion Pereira. Um agradecimento especial à empresa Cevadas-Carnes do Ervedal e ao hipermercado Jumbo da Figueira da Foz pela cedência de géneros alimentares. 
As ações contaram com a presença da Chefe de Divisão, Margarida Perrolas, e do vereador António Tavares. 
Para repetir, em 2014!

Sem comentários: