quarta-feira, 3 de julho de 2013

Núcleo Museológico do Mar assinala dia Mundial do Salvamento

O Dia Mundial do Salvamento foi assinalado no dia 1 de julho, no areal da praia de Buarcos, cerca das 11h00, com a realização de uma palestra informal pelos nadadores salvadores Tânia Muxima e Luís Pereira, promovida pelo Núcleo Museológico do Mar. 
Junto a um dos cinco postos de salvamento existentes na praia de Buarcos, cerca de 45 crianças do ATL da Associação Fernão Mendes Pinto e do Jardim de Infância de Buarcos puderam assistir à demonstração de alguns dos meios e processos de salvamento que um nadador salvador coloca em prática durante um salvamento, quer seja com uma prancha ou com recurso a bóias. 
Tânia Muxima e Luís Pereira, de forma bastante descontraída e didática, permitiram às crianças experimentar as bóias de salvamento, possibilitando-lhes assim desempenhar, por momentos, o papel de nadador salvador. Abordaram ainda os cuidados a ter, nomeadamente com a exposição ao sol e ao calor, as idas ao banho após as refeições, a forma como se deve pedir auxílio quando a pessoa se sente em perigo na água e também a preservação das dunas.

Sem comentários: