quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Projeto “5ªs de Leitura” já recebeu 42 autores e vai continuar em 2014

Primeira “5ªs de Leitura” de 2014 com Ana Luísa Amaral:
Com o ano de 2013 praticamente a terminar, é já conhecida a primeira convidada da próxima edição do projeto “5as de Leitura” agendada para 23 de janeiro, às 21h30, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz. Ana Luísa Amaral, poeta, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora, entre outras matérias, de Estudos Feministas e Estudos Queer, vem apresentar ao público figueirense o seu livro de estreia na prosa, o romance “Ara” (edição sextante).
Última “5ªs de Leitura” de 2013 com Gonçalo Cadilhe:
Já a última edição de 2013 das “5as de Leitura”, realizada no passado dia 12, contou com a presença do escritor viajante Gonçalo Cadilhe.
“Se não tivesse nascido nesta cidade (Figueira da Foz) é provável que nunca tivesse desenvolvido o gosto pelas viagens”, disse o autor.
Apesar de não exercer, profissionalmente, a sua área de formação – Licenciatura em Gestão de Empresas – Gonçalo destaca que “nunca” deixou de ser gestor.
“Perceber a altura ideal para avançar com novos projetos e encontrar fundos para eles, não é mais do que uma Análise de Risco”, explica. Gonçalo Cadilhe tem passado para os livros toda a experiência vivida nas dezenas de viagens que tem realizado.
Para além dos dez livros já publicados, Gonçalo Cadilhe é autor, entre outros, de um documentário realizado para a RTP2 resultado de uma viagem pelos lugares da vida de Fernão de Magalhães.
“Viajo profissionalmente e, talvez, a parte mais dolorosa deste trabalho é recusar todas as solicitações que o destino me vai propondo”, reflete, lembrando que cada viagem acarreta em si um objetivo definido de acordo com o projeto a desenvolver.
“Viajo com muito peso. Esse peso são os livros que me acompanham ao longo da viagem”, disse.
Questionado pelo público sobre qual o lugar, país em que se sentiu em casa, Gonçalo Cadilhe foi perentório na sua resposta: “a Figueira da Foz é o único local onde me sinto verdadeiramente em casa”.
“Existe uma ditadura das raízes, uma “prisão” que nos liga ao lugar onde nascemos”, realça.
Esta última edição de 2013 das “5as de Leitura” – um projeto iniciado em novembro de 2009, dinamizado pela Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, no âmbito do Programa Gulbenkian da Língua Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian – contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, e do vereador da Cultura, António Tavares
De sublinhar que ao longo dos últimos quatro anos mais de duas mil pessoas assistiram às "5ªs de Leitura", um projeto que acolheu 42 autores..

Sem comentários: