quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Programa Assistência às Praias – 2014 apresentado no próximo sábado

A apresentação será feita junto à Ponte do Galante no próximo sábado dia 9, pelas 11h00, numa organização dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz. 
Trata-se de uma iniciativa que visa contribuir para o aumento da segurança da cidade da Figueira da Foz nas áreas adjacentes às praias durante a época balnear e que, devido ao êxito alcançado nos anos anteriores (2003 a 2013) se pretende manter. 
Voltam a participar no programa elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Gouveia, participando também este ano elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Penacova ao abrigo do protocolo de cooperação entre a AHBV da Figueira da Foz e as AHBV de Gouveia e Penacova. Asseguram este programa 25 elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, 16 elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Gouveia e 16 elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Penacova que, uma vez mais, abdicam do seu tempo de lazer para prestar mais um serviço à comunidade Figueirense e a todos os visitantes da nossa cidade. No ano de 2013 estas equipas prestaram 16 assistências a quedas, queimaduras, atropelamentos e doenças súbitas. Para além disto fizeram também aconselhamento a turistas de nacionalidade estrangeira. 
O programa consiste no patrulhamento em bicicleta por duas equipas de dois bombeiros credenciados em socorrismo. Será realizado aos sábados e domingos, no período das 09h00 às 18h00 horas, desde 02 de agosto a 07 de setembro. 
Cada bicicleta está equipada com material de emergência médica que permite prestar cuidados primários de saúde, e equipamento adicional para teste de glicemia e monitorização de tensão arterial. Complementarmente, as bicicletas estão equipadas com meios portáteis de extinção de incêndio - extintores de espuma e de pó químico - que poderão debelar pequenos focos de incêndio. 
Cada equipa está munida de um rádio emissor-recetor em banda alta, canal tático de bombeiros para comunicação entre si, e com a central rádio dos Bombeiros Voluntários, o que permitirá a ativação de meios complementares, nomeadamente ambulâncias, viatura de desencarceramento ou pronto-socorro de incêndio.

Sem comentários: