quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Apresentação do livro “Obra Escrita 1” do cineasta figueirense João César Monteiro no CAE

No próximo dia 08 de novembro, pelas 16h00, no CAE, irá decorrer a apresentação do livro “Obra Escrita 1”, de João César Monteiro, com a presença de Vítor Silva Tavares (coordenador da coleção), Margarida Gil e Eduardo de Sousa, em representação da editora Letra Livre. Esta apresentação será seguida pela exibição do filme “Recordações da Casa Amarela” (1989). O livro reúne os textos do cineasta, desde os guiões dos filmes (primeiros três volumes) até às críticas de cinema, passando pela correspondência do realizador (dois volumes finais). João César Monteiro nasceu na Figueira da Foz, a 2 de fevereiro de 1939. 
Aos 16 anos, mudou-se com a família para Lisboa, e foi em 1961 que entrou no mundo do cinema, como assistente de realização. A primeira incursão enquanto realizador foi com o filme ‘Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço’, que viria a terminar apenas em 1971, já depois de rodado o documentário de estreia ‘Sophia de Mello Breyner Andresen’ (1969). 
César Monteiro continuará a produzir, protagonizar e realizar filmes até ao fim da vida, numa filmografia que totaliza, entre curtas, médias e longas-metragens, mais de vinte obras. 
A par da obra cinematográfica, João César Monteiro publicou diversos livros e manteve colaboração com jornais e revistas, quer como autor, quer enquanto crítico de cinema. 
Faleceu a 3 de fevereiro de 2003, com 64 anos.

Sem comentários: