quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Livro ‘Leitura e Ideologia Republicana…’ apresentado na Biblioteca da Figueira da Foz

O livro da figueirense Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa “Leitura e Ideologia Republicana: As escolas e bibliotecas populares da Figueira da Foz” vai ser apresentado na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz no dia 31 de janeiro pelas 18h00. 
A obra agora editada pelo Município da Figueira da Foz, reproduz a dissertação de mestrado da Autora em Ciências da Educação – Especialização em Bibliotecas Escolares e Literacias do séc. XXI, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 
“Este trabalho assenta numa matriz geográfica e histórica da cidade da Figueira da Foz, no início do séc. XX, assim como nas suas freguesias limítrofes mais influentes: Tavarede e Buarcos. O objeto de estudo prende-se com a emergência e difusão do ideário republicano junto das populações, assim como a defesa intransigente da ideia do alargamento da instrução a um público cada vez mais vasto. Como pano de fundo desenvolveu-se uma ação de combate ao maior flagelo cultural do país à época: o analfabetismo quase generalizado, através da criação de escolas e bibliotecas populares em associações recreativas, de classe, mutualistas e outras. 
Um estimável contributo da autora para a nossa identidade coletiva (do prefácio de António Tavares).”

Sem comentários: