terça-feira, 7 de abril de 2015

Escola João de Barros assinalou hoje o Dia Nacional dos Moinhos

Integrada nas atividades do Projeto “V.E.N.T.O. – Vontade de Empreender pela Natureza em Terra e no Oceano”, que concorre ao concurso de ideias “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho, a Escola EB23 Dr. João de Barros assinalou hoje o Dia Nacional dos Moinhos. 
Alunos de algumas turmas do 8.º ano foram desafiados a construir moinhos de vento que foram afixados no gradeamento da escola dando ao local um colorido diferente. A Biblioteca Escolar também participou com a elaboração de um painel alusivo no qual foram afixados alguns dos trabalhos dos alunos. 
Por sua vez a Rede Portuguesa de Moinho, a fim de assinalar esta data, promove em dois dias consecutivos (11 e 12 de abril, sábado e domingo) o “Dia dos Moinhos Abertos”, uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o objetivo de chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos. 
Juntando-se a esta iniciativa, duas turmas, uma do 5.º e outra do 7.º ano da escola João de Barros, irão visitar, no próximo dia 10 de abril, o moinho de vento de Vila Verde que tem sido preservado e salvaguardado pela junta de freguesia local.

Sem comentários: