quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Escoteiros de Buarcos no Intercâmbio Juvenil “Turdetani & Lusitani”

Decorreu de 19 a 31 de Julho mais um programa de intercâmbio apoiado pelo Erasmus+, com o grupo Scout Eryteeia de San Fernando - Espanha, grupo 207 dos Escoteiros de Portugal – Buarcos e um grupo de informal de Jovens – Impisa de Fernão Ferro - Setúbal. 
Nota enviada pela direção do grupo 207 dos Escoteiros de Portugal – Buarcos dá conta do sucedido:  
“-Foram dias de conhecimento, partilha, diversão, voluntariado e de muita aventura. 
De 20 a 24 de julho ficámos por San Fernando (Cádiz), sendo o grupo scout Eryteeia o grande anfitrião. Conhecemos San Fernando, visitámos as suas praias, realizámos ateliers de trabalhos manuais e visitámos o jardim botânico da cidade. 
Tivemos uma noite interativa de Flamenco, onde se viu e se dançou com excelentes executantes, num clima de “fiesta”. 
Realizámos voluntariado (apanha de lixo nas margens de um rio) com a televisão e a imprensa regional a efetuarem reportagem. 
Fizemos canoagem, visitámos a cidade de Sevilha onde realizámos um jogo de cidade e desfrutámos da Isla Mágica, um parque de diversões temático. 
De 25 a 31 de julho o intercâmbio passou a ser em Portugal e da responsabilidade do Grupo 207. Assim, no dia 25 visitámos Lisboa (Belém e o oceanário). 
Na Figueira da Foz fomos á praia, realizaram-se jogos e ateliers, conheceu-se a cidade através de um jogo e fomos recebidos na autarquia. 
Fomos notícia pelo voluntariado realizado com a pintura de espaço público (palco dos quiosques e bancos do jardim de Buarcos). 
Realizámos aula de zumba, atelier de samba com a colaboração da escola de samba Unidos do Mato Grosso, fizemos ‘jogo de pistas’ e visitámos o Parque Aventura. 
Os jovens ainda tiveram a oportunidade de passar um dia inteiro no Aquaparque, onde as brincadeiras foram mais que muitas. 
Aproveitamos para agradecer ás Instituições/empresas que connosco colaboraram: Câmara Municipal da Figueira da Foz, Junta de Freguesia de Buarcos, Agrupamento Escolar Figueira-Mar, Pastelaria/Padaria Papão, Grupo Instrução e Sport, Miro-Viagens, Parque Aventura, Aquapark Teimoso, Associação Fernão Mendes Pinto, Escola de Samba Unidos do Mato Grosso e Oceanário de Lisboa.”

Sem comentários: