sábado, 14 de novembro de 2015

Rota das Bibliotecas ‘levou’ Biblioteca Escolar João de Barros a visitar a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra

No âmbito do Plano de Atividades da Biblioteca Escolar Dr. João de Barros, realizou-se na passada quinta-feira, dia 5 de novembro, uma visita de estudo à Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra com as turmas do oitavo ano de escolaridade. 
Esta visita concretizou-se em articulação com a disciplina de História e foram desenvolvidos conteúdos relacionados essencialmente com os primórdios da nacionalidade, a arte barroca, bem como a ação do Marquês de Pombal no âmbito das reformas do ensino. Alunos e professores visitaram a Biblioteca Joanina, a Sala dos Capelos e todo o Pátio e Paço das Escolas dominados pela célebre Torre da Universidade e estátua de D. João III. 
A Biblioteca Joanina é uma biblioteca do século XVII apresentando um estilo marcadamente rococó, sendo reconhecida com uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias. Além de local de pesquisa de muitos estudiosos, o espaço é ainda frequentemente utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais. Neste belíssimo espaço os alunos puderam contemplar a exuberância e a riqueza do estilo barroco. 
 Foi ainda motivo de grande curiosidade “os habitantes misteriosos”, a colónia de morcegos, que durante a noite se vai alimentando dos diversos insetos que aparecem mantendo, portanto, todos os volumes a salvo do seu ataque. 
Em seguida dirigiram-se para a Sala dos Grandes Actos, também conhecida por Sala dos Capelos, ainda hoje utilizada em cerimónias académicas. Visitaram a Sala do Exame Privado e a Sala das Armas. A Sala do Exame Privado fazia parte integrante da ala real do palácio, foi câmara real, ou seja, o local onde o monarca pernoitava. A Sala das Armas fazia parte da ala real do antigo paço. Alberga a panóplia das armas (alabardas) da Guarda Real Académica, que ainda hoje são utilizadas pelos Archeiros (guardas) nas cerimónias académicas solenes (Doutoramentos solenes, “honoris causa”, Investidura do Reitor, Abertura Solene das Aulas).

Sem comentários: