terça-feira, 19 de julho de 2016

Mistérios de Seiça – Livro de Eurico Silva vai ter primeira apresentação

No próximo dia 30 de julho pelas 21h30 vai ter lugar na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Torneira e Serrião a primeira apresentação do livro “Mistérios de Seiça”, do dr. Eurico Silva. 
O local de lançamento está relacionado com a sua proximidade com o Vale de Seiça e com as populações da Borda do Campo para quem a capela e o convento assumem especial significado. 
A apresentação será feita pelo Dr. Manuel Carraco dos Reis, natural da Borda do Campo mas residente em Montemor-o-Velho, povoação com a qual a história de Seiça está muito relacionada especialmente no papel do Abade João na sua fundação. Capa do livro de autoria da arquiteta Ana Rute Costa.
No livro, além de outros temas, tenta-se vislumbrar um esclarecimento para a construção de uma capela de planta octogonal, templária, em frente de um convento da Ordem de Cister. 
Além disso, é abordado o valor das lendas, a sua hipotética função na política portuguesa de emancipação da Espanha no período filipino, os fundamentos das lendas de Seiça e a importância económica do convento no tecido social da região, nomeadamente no comércio nas feiras. 
………………………………….. 
“A igreja ou capela de base octogonal evoca e anseia pelo retorno aos primórdios e à pureza do cristianismo primitivo dos apóstolos em Jerusalém, à Virgem Maria, ao Nascimento de Jesus, aos milagres de Jesus, à sua ressurreição e ascensão ao Céu, ao martírio, opções de vida que nos são sugeridas pelos quadros que enformam a Charola do Convento de Cristo em Tomar. 
O templo octogonal incita à acuidade de princípios morais e religiosos, a uma vida tão exemplar quanto a exigida pela mensagem evangélica. 
Face ao descontrolo moral que subsistia em Seiça, era necessário que a vida no interior do convento de Seiça fosse alvo uma reforma total, um retorno à mística e ao decoro iniciais, uma modificação radical dos costumes dos frades, de modo a que se tornassem testemunho vivo de Cristo, de evangelização.”

Sem comentários: