sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Jardim do Sal – Animação, sais e degustações

O Jardim Municipal vai acolher o 1º Jardim do Sal, inserido na ótica de promoção e salvaguarda do sal tradicional, que o Município tem vindo a desenvolver há mais de uma década. 
Este espaço pretende ser uma confluência de saberes e sabores, de marnotos e produtores, de histórias e tradições. O visitante vai ser convidado a descobrir as diversas dialéticas e dimensões do sal tradicional da Figueira da Foz. 
………………………………………. 
Os Produtores de Sal da Figueira da Foz vão estar no Jardim do Sal a partir de hoje e até a próxima segunda, das 19 às, 23h, a decorrer no Jardim junto ao Mercado Municipal da Figueira da Foz. Os produtores estarão presentes em 2 espaços: Numa Mostra de Sal da Figueira da Foz que reúne os produtos mais inovadores aos mais tradicionais, e Degustações a.Gosto numa carrinha "food truck", em parceria com os Enchidos de Quiaios Cevadas, onde serão apresentadas degustações confeccionadas pelos próprios produtores e por convidados/as que utilizam ingredientes do salgado e da região. 
Programa Degustações a.Gosto: 
Sexta dia 12 = Fornos solares com Celestino Ruivo e confecção de um bolo de alfarroba com salicórnia Rafael Abreu da empresa Cevadas, enchidos de Quiaios, e José João da Casa do Sal: arroz de chouriço com salicórnia;
Sábado dia 13 = Pedro Oliveira de Murraceira: Salada temperada com sal marinho líquido, e tapas com queijo fresco e sal marinho de 5 pimentas;
Domingo dia 14 Gilda Saraiva e Amor com Sal qb, brigadeiros com sal verde (salicórnia seca), brigadeiros com flor de sal com rosas, pipocas com sal verde, e tomates cherry com salicórnia;
Segunda dia 15 = Aldina Grazina do restaurante "O Grazina": enguias doces e "flor de sal". Madalena Leandro do restaurante "Casa Marquinhas": Enguias fritas, José João da Casa do Sal com salicórnia em vinagre com pimento vermelho, alho e pimenta vietnamita, manteiga com salicórnia, pipocas com flor de sal para saladas, e arroz de salicórnia. 
Além destes destaques haverá permanentemente degustações e confecção de pratos com ingredientes do sal e regionais. Esta iniciativa é promovida pela Associação de Produtores de Sal da Figueira da Foz (em constituição) em parceria com a Câmara Municipal.

Sem comentários: