sábado, 13 de maio de 2017

Tertúlias Com Pais & Educador@s alerta pais para fenómenos de consumo

Tertúlias Com Pais & Educador@s - 1, 2, 3... Um conselho de cada vez!
As Tertúlias Com Pais & Educador@s, resultantes de uma parceria entre a Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o Programa Municipal Figueira Cidade Saudável / Município da Figueira da Foz e a PSP da Figueira da Foz, tem como objetivo constituir-se um espaço de encontro e reflexão sobre as preocupações e dúvidas de pais, encarregados/as de educação e educadores/as.
Com a implementação destas Tertúlias pretende-se abordar temáticas implícitas às preocupações sentidas e/ou manifestadas pelos pais/encarregados de educação relativamente aos seus filhos/educandos.
Considerando o aumento exponencial, por parte dos jovens, no que concerne ao consumo de substâncias lícitas e ilícitas, pretende-se com esta primeira Tertúlia - a realizar já na próxima 2ª feira, dia 15 de maio, pelas 18h30, no Auditório da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho - alertar os pais e educadores/as de toda a comunidade educativa da Figueira da Foz, para a prevenção deste fenómeno.
O Programa integra várias abordagens que orientarão a reflexão:
= O papel da escola na prevenção dos consumos, Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES) - Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho;
= A  saúde  escolar  e  a prevenção dos consumos de substâncias lícitas e ilícitas - UCC Farol do Mondego;
= A experiência da PSP, Polícia de Segurança Pública da Figueira da Foz;
= E, quando consomes… também eu sou consumido… Fernando Mendes, IREFEA Portugal;
Tendo presente que o tema para a comemoração do Dia Mundial da Família 2017, é “Famílias, educação e bem-estar”, tenciona-se assim refletir sobre uma preocupação sempre presente na sociedade atual: os comportamentos aditivos e as dependências.

Sem comentários: