domingo, 23 de julho de 2017

Balanço do Festimaiorca 2017, já com data marcada para 2018!

A Direção da Casa do Povo de Maiorca fez o balanço do 43º Festival Internacional de Folclore de Maiorca - FestiMaiorca 2017:
O 43º Festival Internacional de Folclore de Maiorca - FestiMaiorca 2017, realizou-se entre 15 e 20 de julho e contou com a presença de grupos oriundos do Chile, Geórgia, México, Quénia, Sérvia, Tailândia e Portugal. Pela primeira vez participaram grupos do Chile, Tailândia e Quénia.
Os grupos estrangeiros foram os seguintes:
Ivane Javakhishvili Tbilisi State Universtiy Ensemble- Geórgia; Kud Dimitrije Kuturovic – Belgrado – Sérvia; Khok Khon Witthayakhom School Dance Group – Tailândia; Compañía Mexicana de Danza Folklórica – México; African Tumbas of Kenya – Quénia; Ballet Folclórico del Bio Bio Bafobiobio – Chile.
A participação Nacional esteve cargo dos seguintes grupos:
Rancho Folclórico da Casa do Povo do Cano – Sousel; Grupo Regional de Moreira da Maia; Rancho da Associação Cultural da Casa do Povo da Livração - Marco de Canavezes; Rancho Folclórico de Cidacos – Oliveira de Azeméis; Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo; Grupo Folclórico da Vila de Pereira; Grupo Etnográfico do Arneiro de Fora; Grupo Folclórico da Ereira; Rancho das Cantarinhas de Buarcos; Rancho Folclórico “Os Cavadores do Saltadouro"; Rancho das Salineiras de Lavos; e Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca.
O programa desta iniciativa cultural incluiu a receção dos grupo na Câmara Municipal da Figueira da Foz, o desfile do Traje no Picadeiro e em Maiorca, a Gala de Abertura no Terreiro do Paço, a Missa Internacional na Igreja Matriz de São Julião e na de Maiorca onde todos os grupos internacionais participaram com cânticos, as Noites de Folclore Internacional na Casa do Povo de Maiorca e na Preguiça na Figueira da Foz, festas convívios e atuações dos grupos internacionais em Buarcos, Picadeiro, no Centro Social S. Salvador em Maiorca e no Lar de Nª. Srª. dos Remédios do Camarção.
A organização do Festimaiorca 2017, no final desta edição, em jeito de balanço, salientou que este foi o maior e o melhor Festimaiorca de sempre, mas toda a equipa organizativa do certame irá trabalhar para superar no próximo ano esta edição de 2017.
A poesia e música do nosso povo, que nos foi legada geração após geração, foi mais uma vez mostrada nos diversos palcos por onde passou o Festimaiorca 2017, onde os grupos participantes demonstraram em palco, com a sua dança, cor, alegria, tradição e beleza, a diversidade cultural mundial.
Este evento saldou se num grande êxito pela presença de vários milhares de pessoas nas suas várias iniciativas.
A apresentação dos vários espéctáculos esteve a cargo de Claúdia Carrilho, Martinho Trovão, Maria do Carmo e José Carvão. Fotos de José Guerra.
A 44º edição do Festimaiorca será entre 13 e 19 de julho de 2018.

Sem comentários: