quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Convento de Santa Maria de Seiça já tem projeto prévio de preservação

Assinado por Maria Rosa Anttonen, Presidente da SMS - Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça, recebemos o seguinte comunicado com pedido de publicação: 
“Comunicado da SMS - Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça / Figueira da Foz, 21 de Setembro de 2017:
A pedido do Sr. Presidente da Câmara foi agendada uma reunião com a SMS - Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça no salão Nobre da Câmara Municipal da Figueira da Foz, no passado dia 18 de setembro às 16h00 para apresentação do projecto prévio de preservação do Convento de Santa Maria de Seiça pelo Ateliê 15 Arquitectura, do Porto. 
Esteve presente a direção da SMS e colaboradores, que considera uma vitória da Associação ao fim de 4 anos da sua fundação (13 de Outubro de 2013 por Maria Rosa Anttonen, Padre Manuel da Silva, Goretti Carmona Bicho e João Campos).
A Junta de freguesia do Paião esteve representada nesta reunião pelo seu presidente Paulo Pinto. 
A Câmara da Figueira da Foz comprou o convento em 2004. Em 18 de agosto de 2009 foi entregue um ‘abaixo-assinado’ com 1218 assinaturas para a sua recuperação. Em 13 de outubro 2013 foi fundada a SMS muito devido à visível deterioração do Convento: todas as madeiras a apodreceram, os tetos a caíram… e as oliveiras a cresceram! 
Passaram, pois, 13 anos desde a data de aquisição do Convento de Santa Maria de Seiça e finalmente foi feita a apresentação do projecto mas não de estimativas do custo do que vai ser feito em duas fases:
Na primeira fase haverá a limpeza e consolidação da igreja; A segunda, de todo o edifício e parte habitacional. 
Congratulamo-nos com as notícias divulgadas nos jornais e redes sociais e confiamos que vamos continuar a assistir ao empenhamento da Câmara Municipal mesmo depois do dia 1 de outubro de 2017 e independentemente de quem a dirigir, e que os fundos Europeus venham rapidamente.”

Sem comentários: