quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Ronda Autárquica da AJFF reuniu com o candidato Miguel Mattos Chaves

Em mais uma reunião que a Associação Juvenil da Figueira da Foz está a realizar com todos os candidatos às Eleições Autárquicas para a Câmara da Figueira da Foz no projeto “Ronda Autárquica”, foi ontem a vez de ouvirem o candidato Miguel Mattos Chaves da coligação ‘FAZER DIFERENTE’ (CDS-PP.PPM).
Abordaram-se vários temas como a Educação e Juventude, Emprego, Saúde e a Mobilidade.
Para a Educação e Juventude o candidato defende que é fundamental o papel da CMFF para incentivar a abertura e fixação de estabelecimentos de Ensino Superior, como já existiram no passado, bem como outras instituições de Formação Técnica Especializada de forma a que os jovens figueirenses não tenham que sair da Figueira para ter acesso a este tipo de formação. Realça ainda que esta seria uma das formas de atraír mais jovens para o concelho. Aliado a este novo Polo de Ensino, fomentar o Programa Erasmus como forma de intercâmbio de jovens. E para uma melhor qualidade do ensino, defende também o intercâmbio de professores.
Em relação ao Emprego acredita que é necessário atrair a indústria como principal empregador. É necessário criar um sistema de incentivos à fixação e criação de indústria no concelho. Ter jovens qualificados é um dos melhores atrativos que se pode proporcionar para a atividade industrial, e desta forma seria possível reduzir muito o desemprego jovem. Defende também que, apesar da melhor formação, estas empresas também necessitam de trabalhadores com experiência para ‘orientarem’ os mais jovens e menos experientes. Esta medida resolvia assim também o problema do desemprego de longa duração para pessoas com mais idade.
No que toca à Saúde o candidato estabelece como prioridade dotar o Hospital Distrital da Figueira da Foz com um serviço de Maternidade/Apoio aos Partos pois desde o encerramento deste serviço já nasceram 38 crianças em ambulâncias a caminho de Coimbra. Outras iniciativas passam pela criação de um serviço de Psicogeriatria para apoiar a população cada vez mais envelhecida do concelho. Propõe também um serviço de comparticipação de medicamentos para a 3ª idade, bem como o apoio domiciliário, em parceria com IPSS e outros, que permitam envelhecer de forma ‘útil’ em casa e não em lares, que apelida de “Depósitos de Velhos”. 
Na Mobilidade, Mattos Chaves pretende renegociar toda a rede de transportes, aumentando assim a mobilidade dentro da cidade, bem como entre as freguesias e a cidade. Outro dos seus pontos programáticos contempla a extinção dos parquímetros no concelho. Defende que os habitantes não têm que pagar pela construção dos parques e posteriormente ainda ter que pagar pela sua utilização no que considera um ‘roubo’ aos contribuintes.
Como nota final Miguel Mattos Chaves realçou que não irá fazer falsas promessas, que tudo o que o seu programa contempla é fazível e com um custo mínimo para os contribuintes. Defende que a Câmara deve servir a população e facilitar a sua vida, e não para extorquir e esbanjar o dinheiro dos contribuintes.

Sem comentários: