quarta-feira, 30 de maio de 2018

AEZUFF participou na expo ‘Empresas, Artes e Ofícios’

Realizou-se no passado sábado dia 26 de maio a Expo ‘Empresas, Artes e Ofícios’ na Praça do Município em Condeixa-a-Nova. Foi o culminar de vários projetos que se desenvolveram ao longo do ano letivo tendo participado 15 turmas do 2.º ciclo e 16 turmas do 3.º ciclo correspondentes aos diversos municípios da região de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares). Muito convívio entre os participantes, encontrando-se também a integrar este evento, no âmbito da 5.ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” - “Artes e Ofícios” o projeto “A…MAR” (Artes do Mar) dinamizado pelo 5.º12 e orientado pela professora Isabel Oliveira. 
Após passarem a fase Municipal puderam demonstrar o trabalho que realizaram ao longo do ano. Baseado no mar, este projeto consistiu em retomar a arte ancestral da construção das redes e nós dos nossos antepassados e aplicá-los em diversos produtos como materiais escolares, acessórios para telemóvel e roupa, gastronomia e lazer. De referir o alerta ambiental para a quantidade enorme de plásticos e lixo que existem nos nossos mares e oceanos. 
O jogo digital que a turma do Agrupamento de Escolas da Zona Urbano da Figueira da Foz construiu e que foi muito concorrido no stand, alertou precisamente para esta temática.
Foi ainda realizado um polvo com materiais plásticos e lixo que os alunos recolheram nas nossas praias e que ilustraram muito bem a presença destes detritos na cadeia alimentar dos seres marinhos. 
Os produtos apresentados também tiveram por base a reciclagem de materiais. Foram registados, no livro de elogios, muitas críticas positivas, todas elas realçando o bom trabalho. 
Os alunos puderam também vivenciar a venda dos produtos obtendo assim uma considerável verba destinada a aplicar na escola. 
A AEZUFF aproveita para deixar agradecimentos especiais a todos os colaboradores: Cláudia Lagem e Sandra Ramos (que demonstraram um enorme entusiasmo no apoio ao projeto), José Carlos Costa (artesão convidado que demonstrou ao vivo a construção das redes de pesca, presidente da Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião José Esteves (que acompanhou a turma na realização dos diversos nós e na cedência de materiais da sua coleção particular, dignos de registo), Rosa Cação, Luís Brandão-Fotografia, e Ondarte “Sea and Ships”, que possibilitaram a cedência de excelentes materiais para exposição. E ainda um agradecimento muito especial à professora Fernanda Paula (Coordenadora do Departamento de Expressões), à professora Bela Matos (Coordenadora do Clube de Empreendedorismo), ao professor Sérgio Nogueira (dinamizador do projeto Edugaming e Programa Erasmus+) à direção da escola e à CMFF, em particular a Carla Prata e Clara Campelo (formadora do projeto).

Sem comentários: