segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Projeto Rede Artéria vai fazer circular em 8 municípios do Centro 8 espetáculos

O projeto Rede Artéria é liderado artisticamente pelo Teatrão e academicamente pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.  
Durante três anos, com financiamento do Centro 2020 - Programa Operacional Regional do Centro,  vai fazer circular em oito Municípios da Região Centro – Belmonte, Coimbra, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Ourém, Tábua e Viseu, oito espetáculos originais. 
A Rede junta artistas convidados a trabalhar nos contextos de cada um dos municípios, instituições académicas, agentes e estruturas sociais / culturais. As cinco estreias previstas para 2018 vão ser apresentadas em espaços patrimoniais recuperados ou em processo de requalificação e em equipamentos culturais.  
A artista convidada pela Rede ARTÉRIA, para o Município a Figueira da Foz, é Filipa Francisco que criou «saal», um  espetáculo de dança-teatro que resulta de um processo de imersão na realidade local, com recolha de testemunhos de quem trabalhou e ainda trabalha o sal, e junta artistas profissionais e amadores que vão conduzir o público numa viagem poética a um mundo desconhecido.
A estreia está agendada para dia 17 de agosto, pelas 19h00,  no Sport Clube de Lavos.  Dias 18 e 19  de agosto o espetáculo volta a “palco”. A lotação é limitada, a entrada é gratuita, contudo sujeita a reserva para mundoemrebolico@gmail.com / 911 725 359. 
O Município coloca ao dispor do público uma viatura de 32 lugares, a partir, em cada dia de espetáculo, às 18h00, da Praça da Europa, para que, quem vive ou se encontra alojado na cidade, e necessite de transporte, se possa deslocar até ao local do espetáculo. 
Depois da estreia, e como acontece com todos os espetáculos criados na ARTÉRIA, «saal» será apresentado, em setembro de 2018, em Belmonte, Ourém e Fundão. 
A 29 de setembro, pelas 21h30, a  Figueira da Foz acolhe em itinerância "Labirinto, a criação da Rede Artéria para a Guarda, com "assinatura" de  Graeme Pulleyn e que aborda a temática das judiarias.

Sem comentários: