quinta-feira, 13 de setembro de 2018

A Visita Real de 1882 à Figueira da Foz na inauguração da linha de caminho de ferro da Beira Alta

A Divisão de Cultura do Município da Figueira da Foz promove, dia  28  de setembro, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e das Jornadas Europeias do Património o "II Encontros de Cultura e Património"  dedicado à Visita Real de 1882 por ocasião da inauguração da linha de caminho de ferro da Beira Alta. 
Enquadrado no contexto político, social e gastronómico do final do século XIX, a iniciativa conta com a participação de académicos, investigadores e especialistas deste período,  que lançam e propiciam uma visão multi e interdisciplinar sobre os aspetos marcantes deste acontecimento em Portugal, em particular no território figueirense.  
As suas análises permitem uma melhor compreensão dos efeitos resultantes, em termos socioculturais e políticos, da abertura da Linha da Beira Alta e da participação da família real na sua inauguração, partindo de uma revisitação das áreas temáticas estruturantes. 
Já estão abertas as inscrições. O acesso ao evento é gratuito mediante inscrição obrigatória visando atrair a participação de investigadores, estudantes, professores e a comunidade.  
A iniciativa encerra com um jantar evocativo com base no menu apresentado à família real a 3 de agosto de 1882,  comissariado pelo chef Hélio Loureiro e confecionado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e que será  pautado por momentos de recriação dramática pelo grupo "As Personagens" e musical, por Daniel Canas e Guilherme Gaspar e musicais.  O jantar,é aberto ao público, contudo sujeio a inscrição e ao pagamento de 20€/px. 

Sem comentários: